A 1ª ação de sensibilização sobre migrações teve lugar no dia 15 de maio de 2018, na FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, durante a aula de Migrações Africanas frequentada pelos alunos das licenciaturas de Estudos Africanos e Línguas Literatura e Cultura da FLUL e da licenciatura de Geografia do IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

A ação foi dinamizada por jovens voluntários facilitadores no âmbito do projeto CivAct – Cidadania Europeia e Interculturalidade e teve como objetivo explorar a abordagem e opinião dos jovens cidadãos sobre as questões das migrações e das políticas europeias para a migração.

A ação de sensibilização arrancou com uma breve apresentação do projeto e um brainstorming sobre os valores da União Europeia. Seguiram-se várias dinâmicas cujo objetivo foi desconstruir alguns mitos sobre as migrações e fomentar o debate sobre o que pode ser feito para alterar certas perceções e preconceitos em relação aos migrantes, bem como debater a coerência das políticas de migrações da UE.

Esta ação foi organizada por quatro voluntários com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, que participaram previamente em duas reuniões de preparação da ação com a coordenadora do projeto em Portugal.

Este projeto, financiado pelo programa “Europe for Citizens” da UE, pretende estimular o debate sobre as políticas e valores da União Europeia, promovendo a participação de todos os cidadãos, incluindo refugiados e migrantes, no desenvolvimento de narrativas que fomentem o diálogo intercultural, a compreensão mútua e a criação de sociedades justas e inclusivas.

O projeto teve início em novembro de 2017 e terá a duração de 18 meses. É coordenado a nível europeu pela ONG CARDET (Chipre) e implementado em mais 6 países parceiros: Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal.

Saiba mais sobre o CivAct em www.civact.eu e na página de Facebook do projeto.