A ação formativa foi dirigida ao FACOLSIDA – Fórum de Associações Comunitárias de Luta contra Sida e teve lugar entre os dias 23 e 27 de abril de 2018, em Bissau, no âmbito do GAP – Gabinete de Apoio Permanente do UE-PAANE – Fase de Kambansa, e contou com a participação de 20 membros.
O FACOLSIDA, tendo constatado alguma dificuldade por parte das associações membro na articulação e mobilização das comunidades, de modo a procurar uma ampla participação destas associações nas concertações e fóruns de tomada de decisão a nível comunitário, assim como da participação na definição de planos de ação a serem implementados nas comunidades, decidiu reforçar os seus membros em matéria de “Métodos de Participação Comunitária”.
“O trabalho por nós desenvolvido durante a formação cingiu-se a questões práticas: aprendemos a elaborar projetos comunitários na área de VIH/SIDA, levantar dados acerca das comunidades e saber como atuar na mesma. Resumindo, aprendemos a trabalhar COM a comunidade e não NA comunidade”, explicou Camilo Quintino Ié, membro do FACOLSIDA na região de Oio.
O Fórum de Associações Comunitárias de Luta contra a Sida é uma associação criada em 2006, que tem por finalidade a promoção e defesa dos interesses das associações nele filiadas, promovendo a sua integração sociocultural e integrando-as nas suas ações, principalmente as referentes à luta contra o VIH/SIDA. Este Fórum tem desenvolvido como principais atividades: i) sensibilização sobre a prevenção e luta contra o VIH/SIDA nas escolas e junto das comunidades; ii) formação dos ativistas sobre a nova abordagem dos direitos humanos e prevenção do VIH/SIDA; iii) seminários e formações dos ativistas em diferentes matérias: associativismo, secretariado, elaboração de projetos, entre outros.
O projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia.