As políticas e medidas implementadas pela comunidade internacional têm contribuído para potenciar o contributo da paz para o desenvolvimento (e do desenvolvimento para a paz)? As respostas são atempadas, adequadas, coordenadas e coerentes? A segurança humana tornou-se um objetivo inalcançável? Como assegurar uma ligação mais efetiva e positiva entre segurança e desenvolvimento? O estudo “Segurança e Desenvolvimento”, da autoria de Patrícia Magalhães Ferreira pretende responder de forma sucinta a algumas destas questões, constituindo-se num instrumento para informação de todos os interessados e para auxiliar a tomada de decisão.

Este estudo está dividido em três capítulos. No 1.º capítulo apresentam-se alguns dos factos, dados e tendências mais recentes sobre a paz e segurança no mundo. No 2.º capítulo analisa-se a relação entre segurança e desenvolvimento, desmontando-se também alguns dos mitos associados a esta interligação. Por fim, no 3.º capítulo referem-se algumas das políticas a nível global, europeu e nacional, sempre na ótica do nexo segurança-desenvolvimento, e identificam-se algumas incoerências presentes nessas respostas. Este último capítulo conta com breves entrevistas e artigos de autores convidados, com vista a diversificar as perspetivas e enriquecer a análise.

O estudo foi produzido no âmbito do projeto Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável, implementado pelo IMVF, pela FEC – Fundação Fé e Cooperação e pela CIDSE – Together for Social Justice e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Estudo disponível aqui.

@ UN Photo/Tim McKulka

Spread the love