A equipa chefiada pelo Dr. Luís Dias Pereira, médico oftalmologista do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital Egas Moniz realizou a 26.ª missão a São Tomé e Príncipe entre os dias 2 a 16 de junho de 2018.
A equipa de profissionais portugueses constituída pela enf.ª Anabela Raposo e pelos médicos oftalmologistas Dr. Miguel Cordeiro, Dr. Rita Massa e Dr. Diana Silva exerceram atividade clínica no Hospital Ayres de Menezes, em São Tomé. Realizaram 509 consultas, 73 cirurgias, ações de formação em bloco operatório e em contexto de consulta dirigidas a técnicos locais e várias comunicações.
De destacar a já habitual participação na sessão clínica semanal do Hospital Dr. Ayres de Menezes com o tema “Avaliação do Fundo Ocular” e a entrevista dada à RTP África para divulgação das atividades assistenciais cirúrgicas da missão, com recomendações e alerta de normas para a prevenção primária do Glaucoma.
Em síntese, o Dr. Luís Dias Pereira considerou que os objetivos propostos para esta missão foram atingidos. “Foram prestados cuidados de saúde médico-cirúrgicos especializados a um número significativo de são-tomenses, foi dada formação em contexto de trabalho aos enfermeiros e técnicos locais e o projeto Saúde para Todos foi divulgado em meios de comunicação televisivos”.
As missões das especialidades médicas que anualmente se deslocam a São Tomé e Príncipe enquadram-se no projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.
Saiba mais em saudeparatodos.pt/