Na sequência das iniciativas piloto que foram realizadas no âmbito do GAP – Gabinete de Apoio Permanente do UE-PAANE – Fase di Kambansa, que consistiram em ações de capacitação personalizadas, práticas e baseadas em solicitações das próprias entidades, a equipa de seguimento do projeto promoveu sessões de reforço dirigidas a 6 organizações.
Estas sessões de reforço tiveram como objetivo estabelecer um processo de seguimento pós formação, de modo a avaliar a forma como as organizações estão a implementar as aprendizagens e competências desenvolvidas através das ações de formação que receberam. Neste sentido, foram selecionadas algumas organizações apoiadas pelo GAP, tendo em conta a tipologia e a época na qual beneficiaram desse apoio – as que tiveram tempo para colocar em marcha algum tipo de ação. Assim, foram escolhidas as seguintes instituições: um Órgão de Comunicação Social e Comunitário – Rádio Djan Djan; dois Sindicatos – SINETSA e SINQUASS; duas Redes – RENISAENF e PAMOJA; e uma ONG, neste caso o consórcio – ADS, APROMODAC e CEPRODEC.
As sessões de reforço foram antecedidas por uma avaliação diagnóstica, com base em instrumentos realizados pelos consultores que fizeram as ações de formação. De acordo com o diagnóstico, os respetivos consultores planificaram as ações de reforço em conjunto com a equipa do GAP, ações essas implementadas pelos técnicos deste Gabinete.
De salientar que o objetivo do GAP é o de contribuir para o reforço das capacidades das Organizações da Sociedade Civil e Órgãos de Comunicação Social e Comunitário, colaborando assim para a consolidação da boa governação através do reforço da participação, concertação e capacidade de influência política das organizações.