A apresentação do Mercado de Rotas de Cidadania Global, uma atividade organizada no âmbito do Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar, terá início às 16 horas do dia 28 de julho, no IMVF (Rua de S. Nicolau, 105).
Esta atividade pretende capacitar e sensibilizar guias e participantes sobre justiça social, interdependências glocais, estilos de vida sustentáveis, Direitos Humanos, equidade, igualdade, entre tantos temas priorizados na promoção da cidadania global.
Queremos possibilitar que cada participante possa passar do patamar de espectador passivo, ou com pouca capacidade de intervenção nos seus territórios e comunidades, para um agente ativo de mudança.
Queremos mostrar como é possível criar pontes entre o nosso contexto local e os desafios globais, descobrindo na cidade o que nos liga ao Mundo.
Iremos caminhar e refletir sobre consumo responsável, interculturalidade e histórias da cidade de Lisboa, através de uma rota turística diferente.
O Mercado de Rotas conta já com 3 rotas definidas e disponíveis para marcações e outras 2 em processo de construção, da autoria de diversas organizações da sociedade civil.
Conheça as 5 Rotas do Coordenadas:
“Compras Justas – Vidas Dignas“ | IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr
O que sabemos verdadeiramente sobre o que consumimos? Sabemos que os desafios ambientais colocados pela excessiva produção e distribuição, se juntam imensos desafios Humanos. Das roupas à cosmética, da comida às telecomunicações, vamos abordar as questões do consumo numa ótica de valorização das Pessoas e do Planeta.
“Reviver Lisboa” | Colaboração entre a Associação Mais Proximidade Melhor Vida e a Fora da Rota
Esta rota pretende, por um lado, valorizar a história de vida da população idosa residente na Baixa de Lisboa e Mouraria e, por outro, sensibilizar para as dificuldades experienciadas atualmente pela mesma. Irão abordar temas de cidadania global como o consumo responsável, a globalização e fundamentalmente a justiça social.
“Migrantour: Há Mundos na Mouraria Escolas” | Associação Renovar a Mouraria
Rota intercultural que pretende dar a conhecer a diversidade cultural existente no bairro da Mouraria, mesmo no coração de Lisboa. É uma viagem à volta do Mundo, através da voz e experiência de guias migrantes, de diferentes nacionalidades, na qual os visitantes vão ter a oportunidade de ficar a conhecer os usos e costumes das diferentes comunidades que habitam este território, bem como refletir sobre os mitos existentes sobre as migrações e o seu verdadeiro papel na construção da europa contemporânea.
“Arte Urbana Ibero-Americana” | Associação Mulheres sem Fronteiras
A partir das obras “Oferenda”, de Kruella D’Enfer, e “Multicultural”, do colectivo Medianeras, este percurso propõe uma autêntica viagem pela história e cultura ibero-americana, numa verdadeira galeria a céu aberto em Marvila.
“Lisboa Ribeirinha: Espaços de Memória da Presença Africana em Lisboa | Associação Batoto Yetu Portugal
Lisboa estende-se ao longo do rio Tejo, no lugar onde esta personagem central da vida da cidade decidiu terminar o seu percurso por terras ibéricas e mergulhar no oceano Atlântico. A rota “Lisboa Ribeirinha” leva os participantes pelos principais espaços de memória da presença africana à beira rio, numa viagem desde o século VIII até ao presente.
Um dos grandes objetivos do projeto Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar é possibilitar o desenho e disseminação de uma nova forma de olhar a cidade, aliando o local ao global e demonstrando o poder transformador do turismo. Desta forma, o projeto pretende reforçar as competências para a vida dos jovens adultos, numa abordagem inovadora e criativa da Educação para a Cidadania Global através da construção e dinamização de rotas turísticas pedagógicas, com Lisboa como pano de fundo.
O Coordenadas é implementado pela Par – Respostas Sociais, pelo IMVF e pela Associação Renovar a Mouraria e conta com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Saiba mais em www.coordenadas.pt