22 Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Órgãos de Comunicação Social e Comunitários (OCSC) guineenses receberam formação em “Gestão do Ciclo do Projeto” no âmbito do projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa, entre os dias 11 e 29 de junho de 2018, em Bissau.

Esta ação de formação foi precedida de um diagnóstico que teve como objetivo identificar as necessidades específicas de reforço de capacidades das OSC e dos OCSC nas diferentes fases da gestão de ciclo de projetos, tendo em consideração a tipologia, o nível de experiência, assim como as competências e conhecimentos de base dos formandos. Tal possibilitou a determinação de prioridades e necessidades comuns e a elaboração de cenários de formação com orientações de conteúdos e metodologia adequada a diferentes níveis.

Desta feita, os formandos foram divididos em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado e cada grupo beneficiou de uma semana intensiva de formação. Ao todo foram capacitadas 59 pessoas.

Para a primeira vice-presidente da Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau (FADPD-GB), Ana Muscuta Turé, a formação revelou-se importante uma vez que juntou diferentes OSC e OCSC, permitindo assim um intercâmbio de experiências.

“Trabalhámos sobre várias temáticas, mas o que sobressaiu para mim é a fase da avaliação e seguimento dos projetos. Essa fase é fundamental para nós, pois temos pecado na medição do impacto das nossas ações. Acredito que daqui para frente conseguiremos ultrapassar essa e outras dificuldades e melhorar a nossa performance em termos de implementação e execução dos projetos”, revelou Ana Muscuta Turé.

Spread the love