Atribuído pela empresa Quidgest, este prémio surge da colaboração entre o IMVF e a Quidgest no âmbito do PIMI II – Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil, na Guiné-Bissau.

Através desta sinergia foi possível o desenvolvimento de um sistema informático de gestão de stock que automatiza o controlo de medicamentos e consumíveis e permite um registo permanente, desde o momento em que estes são enviados pelos fornecedores, até ao momento em que são distribuídos nos diversos hospitais e centros de saúde guineenses.

Esta solução informática foi desenhada e desenvolvida “à medida”, atendendo ao volume de artigos médicos geridos e disponibilizados no âmbito do PIMI II e do decorrente esforço logístico necessário para assegurar a aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e consumíveis para um total de 133 estruturas de saúde, com necessidades e stocks base específicos, nas diversas regiões da Guiné-Bissau.

O sistema de gestão de stock trouxe melhorias evidentes na gestão de recursos e um aumento significativo na eficácia do projeto na componente de disponibilização de medicamentos essenciais e consumíveis médicos. De realçar que se trata de um sistema de gestão “em aberto”, existindo a possibilidade de introdução de novas funcionalidades à medida que se verificarem as necessidades e conforme a evolução do projeto no terreno.

Para além de uma tentativa de agilizar o trabalho da equipa logística do projeto, a colaboração entre o IMVF e a Quidgest demonstra também uma preocupação crescente e mais ampla com a prestação de contas – perante as entidades financiadoras e os beneficiários – e responsabilização dos atores intervenientes em projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. As novas tecnologias desempenham, a este nível, um papel de grande importância.

O prémio Co-Inovação visa reconhecer aqueles que mais contribuem para o processo de inovação e melhoria contínua das suas soluções tecnológicas, tendo sido entregue por Cristina Marinha, Presidente do Conselho de Administração da Quidgest, na 10.ª edição do Q-Day Conference 2018, no dia 20 de setembro de 2018, na Culturgest, em Lisboa.