Em que medida o comércio influencia os processos de desenvolvimento, particularmente nos países mais pobres? Qual o papel das políticas comerciais e da inclusão financeira na realização da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável? Quais as maiores incoerências nas políticas e dinâmicas globais na interligação entre comércio, finanças e desenvolvimento? O estudo “Comércio, Finanças e Desenvolvimento”, da autoria de Patrícia Magalhães Ferreira pretende responder de forma sucinta a algumas destas questões, constituindo-se num instrumento para informação de todos os interessados e para auxiliar a tomada de decisão.

No capítulo 1, apresentam-se alguns dos factos, dados e tendências sobre o comércio internacional e sobre as desigualdades de rendimentos. No capítulo 2, analisam-se alguns dos elementos da relação entre comércio, finanças e desenvolvimento e desfazem-se alguns mitos sobre estas interligações. O capítulo 3 resume as principais políticas sobre esta temática, ao nível global, europeu e nacional, com realce a algumas abordagens (como o comércio justo e ético) e tendo também como enfoque a cooperação para o desenvolvimento. Este último capítulo conta com entrevistas e artigos de autores convidados, com vista a diversificar as perspetivas e enriquecer a análise.

Estudo disponível aqui.

O estudo temático “Comércio, Finanças e Desenvolvimento” faz parte de uma coleção de 5 estudos temáticos elaborados por Patrícia Magalhães Ferreira, no âmbito do projeto Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável, implementado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, pelo IMVF e pela CIDSE – Together for Social Justice e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Foto de capa: FEC