A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) diz-nos que as políticas da União Europeia e dos seus Estados-membros em todas as áreas de intervenção – Migrações, Segurança, Alterações Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Comércio e Finanças – devem ser formuladas de forma a contribuírem para o desenvolvimento dos Países em Desenvolvimento.

O projeto Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável promoveu um conjunto de atividades com o objetivo de consciencializar e desenvolver o entendimento crítico das interdependências glocais e reforçar o valor da coerência das políticas de desenvolvimento como eixo-central do Desenvolvimento Sustentável rumo a uma vida digna para todos/as, junto de decisores políticos, técnicos ministeriais/ funcionários públicos, redes de agentes locais, ONGD, estudantes e público em geral: os principais atores do desenvolvimento.

Já estão disponíveis os vídeos sobre Migrações, Alterações Climáticas e Segurança:

Migrações & Desenvolvimento | Migração é invasão? Migração é pobreza? Migração é perigo? Os mitos são desconstruídos através dos factos.

Consulte o estudo Migrações e Desenvolvimento aqui.

Alterações Climáticas & Desenvolvimento | O aquecimento do planeta é um mito? É uma conspiração? Combatê-lo prejudica a economia? Os mitos são desconstruídos através dos factos.

Consulte o estudo Alterações Climáticas e Desenvolvimento aqui.

Segurança & Desenvolvimento | A guerra e os conflitos violentos são uma realidade distante? Só afetam países em desenvolvimento? O terrorismo ocorre sobretudo na europa e está fora do nosso controlo? Os mitos são desconstruídos através dos factos.

Consulte o estudo Segurança e Desenvolvimento aqui.

Segurança Alimentar e Nutricional & Desenvolvimento | A fome só afeta os países mais pobres? Os alimentos produzidos são insuficientes para alimentar a população mundial? O crescimento económico reduz a insegurança alimentar? Os mitos são desconstruídos através dos factos.

Consulte o estudo Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento aqui.

Comércio, Finanças e Desenvolvimento | O comércio gera desenvolvimento? Os países mais pobres beneficiam com o comércio livre? E são financiados pelos mais desenvolvidos?

Consulte o estudo Comércio, Finanças e Desenvolvimento aqui.

Este projeto é implementado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, pelo IMVF e pela CIDSE – together for global justice e financiado pelo Camões, I.P.

Saiba mais em www.coerencia.pt

#cpd #coerenciadaspoliticasparaodesenvolvimento