O evento de apresentação dos resultados do projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa teve lugar na manhã do dia 16 de outubro de 2018, na sala de conferências do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) em Bissau, Guiné-Bissau. 

Este foi um projeto de mais de 2 anos – entre julho de 2016 e outubro de 2018 – que apoiou as Organizações da Sociedade Civil (OSC), os Órgãos de Comunicação Social e Comunitários (OCSC), a Direção Geral de Coordenação da Ajuda Não Governamental (DGCANG), atual Instituto da Coordenação da Ajuda Não-Governamental (ICANG) e a Secretaria Geral de Comunicação Social (SGCS).

Durante a sessão apresentaram-se não só os resultados, mas também as atividades que permitiram este alcance, a metodologia utilizada e a avaliação das mesmas, com as lições aprendidas e recomendações.

Dos resultados apresentados, destacam-se os seguintes:

– Reforço de capacidades de 22 OSC e OCSC, no âmbito do Gabinete de Apoio Permanente (GAP), com um total de 404 pessoas capacitadas;
– Apoio às atividades do ICANG e da SGCS, com um total de 33 técnicos capacitados;
– Capacitação de 10 profissionais da comunicação social através de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, ministrada pela entidade portuguesa CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas;
– Realização de 8 espaços de reflexão a nível nacional e 4 djumbais a nível regional, incluído a Jornada Nacional sobre Igualdade e Equidade de Género no Setor da Comunicação Social na Guiné-Bissau e as Jornadas sobre Corrupção na Guiné-Bissau “Ke Ku Nten ku Curupson?”, com um total de 805 participantes.

Neste encontro estiveram presentes a representação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, membros do Comité de Pilotagem do projeto, diferentes entidades e personalidades que colaboraram com o projeto, assim como as organizações que receberam apoio por parte do projeto e/ou que foram parceiros na implementação das diferentes atividades, que contou, também, com a apresentação do espetáculo “Confuso” de Atchó Express.

Consulte o documento informativo sobre as atividades do projeto aqui.

A equipa do UE-PAANE – Fase di Kambansa, num processo reflexivo e crítico, está muito satisfeita com o trabalho realizado e com as lições aprendidas.

 O projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia. Saiba mais sobre este projeto aqui.