No âmbito do projeto CivAct – Cidadania Europeia e Interculturalidade, o IMVF vai participar no encontro de formação “Migrações e Desenvolvimento: Comunicar, Influenciar, Transformar”, promovido pela Cáritas Portuguesa, no âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação, Desenvolvimento, com o apoio do IMVF, que cofinancia esta iniciativa no âmbito do projeto CivAct, e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM). Este encontro vai decorrer entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2019, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide (Largo Padre Adriano Pedrali 1, 2610-171 Amadora).

Na manhã do dia 13, a equipa do projeto vai dinamizar o painel “Parcerias multi-atores”, no qual serão abordados os seguintes temas: a Agenda 2030: Migrações e Desenvolvimento, por Cátia Lopes, técnica de projetos do IMVF; As migrações e o Desenvolvimento: Projeto CivAct, por Suzana Djiba e Leonardo Nascimento, voluntários do projeto; Como trabalhar em parceria, por Cyntia de Paula, Presidente da Casa do Brasil; e Exemplos e Casos Práticos, por António Brito Guterres, da Fundação Aga Khan.

Esta formação vai contar com representantes de 20 associações de migrantes em Portugal, e com a colaboração de investigadores e professores universitários e representantes de organizações com experiência na área das Migrações e do Desenvolvimento.

O encontro tem por objetivo promover a troca de experiências e partilha das principais atividades e áreas de intervenção das diferentes associações inscritas para potenciar a sua ação, melhor comunicar, influenciar e transformar. Do programa fazem parte um conjunto de sessões temáticas que vão apresentar ferramentas úteis para o trabalho das associações participantes, assim como pontos de partida para reflexão, discussão e eventuais iniciativas conjuntas ou em parceria. 

A vontade de partilhar objetivos comuns no combate à estigmatização dos migrantes está na origem deste encontro de formação. Para as três organizações que o promovem – Cáritas, IMVF e ACM – é fundamental criar narrativas conjuntas que sejam capazes de promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua e, ao mesmo tempo, desenvolver e aprofundar temas atuais e fundamentais.

O MIND – Migrações, Interligação, Desenvolvimento é um projeto com o apoio da Comissão Europeia, implementado pela Cáritas Portuguesa, a Caritas Europa e por 11 Cáritas europeias, que teve início em 2017 e decorre até ao final do próximo ano. Este projeto é um contributo para o envolvimento da sociedade europeia nas questões e desafios do desenvolvimento através da criação de oportunidades de diálogo e encontro para que haja um melhor entendimento sobre a interligação entre Migrações e Desenvolvimento.

O projeto europeu CivAct está a ser implementado em Portugal pelo IMVF e tem a duração de 18 meses (2017-2019), sendo um dos seus objetivos promover o diálogo e workshops sobre temas atuais e pertinentes para a participação dos cidadãos europeus, tais como as Migrações e o Desenvolvimento.