Uma ferramenta para todos aqueles que querem saber mais sobre Desenvolvimento e Cidadania Global. Foi desenvolvido no âmbito do projeto Dicionário do Desenvolvimento – Tod@s contam para a Cidadania Global implementado pela Fundação Cidade de Lisboa, pelo IMVF e pela Associação Renovar a Mouraria, com o financiamento do Camões, I.P.

Agricultura Sustentável, Educação, Igualdade de Género, Migração, Oceanos, Trabalho Digno são alguns dos 33 conceitos enquadrados nos 5 Princípios da Agenda 2030 – Parcerias, Paz, Pessoas, Planeta e Prosperidade.

Este Dicionário foi desenvolvido num processo colaborativo que envolveu a participação de 159 alunos e 8 professores, de 4 escolas do 1º e 2º ciclo de dois contextos nacionais diferentes e 63 migrantes.

Mais do que um recurso, pretende-se promover o envolvimento mais ativo por parte da sociedade civil e contribuir para a promoção da adoção de valores, comportamentos e atitudes que, a nível local, procurem responder a problemas globais – think local, act global. Porque todos temos um papel na construção de um mundo melhor.

Como complemento ao Dicionário do Desenvolvimento foi desenvolvido também o guia pedagógico – uma ferramenta de apoio a todos os educadores (família, professor/a, formador/a, animador/a, facilitador/a,…) na dinamização de atividades que promovam a reflexão crítica sobre conceitos fundamentais do Desenvolvimento e da Cidadania Global. 

Conheça o Dicionário do Desenvolvimento em https://ddesenvolvimento.com