A I edição do concurso de Projetos de Investigação em Medicina (PIM) Tagus TANK – Tagus Academic Network for Knowledge, o consórcio constituído pela Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde atribuiu um prémio no valor de 20 mil euros ao projeto de investigação sobre a surdez neuro sensorial irreversível desenvolvido por uma equipa de especialistas em Otorrinolaringologia da CUF Infante Santo e docentes na NOVA Medical School, onde se inclui a Prof.ª Doutora Cristina Caroça e o Prof. Doutor João Paço.

O projeto “G6PD deficiency and possible association of hearing loss or absence of speech in São Tomé and Príncipe” nasceu no âmbito das missões humanitárias do IMVF, nas quais o Hospital CUF Infante Santo colabora desde 2011, levando equipas de médicos, técnicos, enfermeiros, audiologistas e terapeutas a São Tomé e Príncipe.

Nestas missões verificou-se um elevado número de casos de crianças com surdez neurosensorial irreversível e uma elevada prevalência de uma alteração do sangue, que, de algum modo, protege a população da doença endémica daquele país – a malária – mas que poderá ser um dos fatores responsáveis pela surdez e pelo quadro de icterícia neonatal severa, e esta pelas alterações no desenvolvimento cognitivo da criança. Ao longo dos últimos anos, têm surgido crianças que ouvem, mas não apresentam oralidade, pretendendo-se alargar a amostra para obter resultados com maior peso estatístico e investigar a eventual ausência de oralidade em crianças ouvintes.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar na manhã do dia 29 janeiro 2019, na Sala dos Atos da NOVA Medical School da Faculdade de Ciências Médicas. O objetivo do programa PIM do Tagus TANK é a promoção e financiamento de projetos que estimulem o desenvolvimento de novas linhas de investigação médica de excelência no âmbito da colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde.

Nesta edição foram premiados outros 4 projetos na área do cancro da mama e do pulmão, redução do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias nos jovens e ainda os efeitos dos videojogos na motricidade dos adolescentes.