No quadro do projeto de Dinamização e Requalificação Turística da Ilha do Maio, em Cabo Verde, o IMVF e parceiros estão a recrutar Avaliador/a(s) Externo/a(s) para avaliação final do projeto. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 23 de agosto de 2019. Consulte os Termos de Referência.

O projeto aposta no empreendedorismo local (como meio) para a afirmação da Ilha do Maio como destino turístico sustentável e solidário (como fim). O projeto pretende aliar a valorização do património ambiental e cultural da ilha ao reforço e promoção de novas atividades económicas locais, como motor de desenvolvimento e crescimento socioeconómico, consolidando a respetiva identidade cultural e coesão territorial e social. Tem como objetivo geral a Melhoria das condições de vida da população da Ilha do Maio e como objetivo específico a Promoção do empreendedorismo local e da requalificação urbana como fatores de desenvolvimento socioeconómico, turístico e cultural sustentável na Ilha do Maio.

A ação pretende o desenvolvimento de um produto turístico sustentável que dinamize a economia local, valorize os traços culturais tradicionais e o meio ambiente. A promoção de um ambiente turístico sustentável de qualidade – com consequências diretas na melhoria da qualidade de vida das populações da ilha – baseia-se no apoio direto a atividades de empreendedorismo locais e, simultaneamente, numa intervenção consciente e cuidada de valorização e requalificação urbana.

O projeto é implementado pela Câmara Municipal de Loures e pelo IMVF, em estreita parceria com a Câmara Municipal do Maio. É financiado pela União Europeia e tem o apoio do Camões, I.P. e da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boavista e do Maio.