Começou no dia 5 de setembro, na loja-oficina Mouraria Composta, o Ciclo de Documentários sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma iniciativa promovida pelo projeto Desafios para a Cidadania Global.

Food, Inc. – Um documentário revelador da indústria alimentar moderna – abriu o ciclo. Retrata a indústria agroalimentar dos Estados Unidos da América e aborda a forma como são produzidos os alimentos que se encontram disponíveis nas prateleiras dos supermercados. O filme faz uma crítica ao sistema de produção intensiva, que na procura pelo aumento da produtividade e lucro, produz alimentos prejudiciais à saúde, de forma ambientalmente insustentável, abusiva para os animais e injusta para os trabalhadores da indústria. O filme destaca ainda os graves problemas de saúde pública resultantes deste sistema de produção e consumo, como a diabetes e a obesidade, que afetam principalmente as populações mais carenciadas e vulneráveis.

Seguiu-se o debate, que contou com a participação de Susana Fonseca da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e de vários membros da equipa de voluntários do Veganário – Associação Para Divulgação do Veganismo.

O Ciclo de Documentários tem como objetivo sensibilizar e debater alguns temas referentes à Agenda 2030, como a produção e consumo sustentável, o impacto da indústria da moda, as migrações e as alterações climáticas, junto de jovens universitários e de todos os cidadãos interessados.

Durante o mês de setembro, serão exibidos mais 3 documentários, sempre às 5.ª feiras, pelas 19h, na loja-oficina Mouraria Composta (Beco do Rosendo 8, Mouraria, Lisboa).

Os próximos documentários:

12 Set. | The True Cost (2015) | truecostmovie.com

19 Set. |  Human Flow (2017) | www.humanflow.com

26 Set.Before the Flood (2016) | www.beforetheflood.com

O projeto Desafios para a Cidadania Global tem como objetivos contribuir para o aumento da reflexão crítica de jovens universitários, aspirando o exercício da cidadania global e a participação na construção de sociedades mais justas, dignas e sustentáveis e promover as competências de jovens universitários em relação às temáticas das migrações no âmbito da Agenda para o Desenvolvimento 2030. É promovido pela associação Renovar a Mouraria em parceria com o IMVF e com a Par – Respostas Sociais, conta ainda com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e o financiamento do Camões, I.P.