De 12 de fevereiro a 6 de março de 2020, na Escola de Artes e Ofícios de Quelelé, em Bissau irá decorrer o primeiro Curso de Avicultura e Veterinária.
Esta é uma atividade promovida pela Ação Ianda Guiné! Galinhas, implementada pelo IMVF, pela ONG italiana MANI TESE, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do programa da União Europeia Ianda Guiné!.
Qualquer pessoa que queira complementar os seus rendimentos pode criar galinhas! Porquê criar galinhas? Segundo o fundador da Microsoft, Bill Gates: 1) criar galinhas é fácil e não é caro; 2) as galinhas são um bom investimento; 3. contribuem para a nutrição das crianças; 4) empoderam as mulheres.[1]
Todavia, na realidade da Guiné-Bissau, o acesso a ração e pintos de dia é desafiante. A mortalidade dos animais nas tabancas por vezes atinge os 80%. O custo de venda da galinha é superior ao custo com a sua alimentação e vacinação. Mas como conseguir ser um empreendedor na área da avicultura de modo a contribuir para o desenvolvimento da fileira no país e aumentar os rendimentos da sua família? Através de formação profissionalizante especializada em avicultura e saúde animal.
Requisitos para inscrição: ter 18 anos de idade; escolaridade mínima obrigatória concluída para a idade do participante; boa compreensão da língua portuguesa e interesse e/ou alguma experiência na produção avícola.
Com um custo de propina de 50 000 xof por formando, com possibilidade de cofinanciamento até 60% da propina (30 000 xof), mediante frequência e avaliação positiva através da Ação Ianda Guiné! Galinhas.
Inscrições até às 16h de 7 de fevereiro de 2020 em Bissau: Escola de Artes e Ofícios, Bairro de Quelelé, Escritórios da Ação Ianda Guiné! Galinhas (MANI TESE), Bairro Luanda, Sede da CEDAVES, Bairro de Antula; e na Região de Cacheu: Sede da COAJOQ, em Canchungo, ao km1 da estrada de Cachiobar.
Ianda Guiné! é um programa da União Europeia para e com a população da Guiné-Bissau que conta com um total de 44 milhões de euros para o período de 2019-2024. Um conjunto de 8 ações complementares, coerentes e harmoniosas que pretendem promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas: Ianda Guiné! Arrus (fileira do arroz de mangal); Ianda Guiné! Djuntu (iniciativas de coletivos de cidadãos organizados), Ianda Guiné! Estradas (pistas rurais); Ianda Guiné! Galinhas (fileira avícola); Ianda Guiné! Hortas (fileira hortícola); Ianda Guiné! Kume dritu (segurança alimentar e nutrição); Ianda Guiné! Lus ku iagu (energia, água e saneamento); Ianda Guiné! Saùdi (saúde).
[1] Fonte: Why I would raise chicken