No próximo dia 22 de abril, entre as 11h e o 12h, e em celebração do Dia Mundial da Terra, o projeto Geração ODS vai promover uma oficina criativa online “Janela, Câmara, Ação!“. O desafio: criar Janelas para um mundo melhor. O que gostaríamos de ver lá fora quando finalmente voltarmos a sair de casa? Desenha, recorta, instala, captura e partilha as tuas ideias. E juntos tornaremos a paisagem mais bonita!
O vídeo desta oficina estará disponível nos canais de Youtube do IMVF e da Par – Respostas Sociais, e colocaremos o link também no evento criado no Facebook.
Todos os interessados poderão acompanhar o tutorial e tornar a sua ideia uma realidade. Aproveitando a temporada em casa, e as circunstâncias extraordinárias que vivemos atualmente – e globalmente – vamos refletir sobre o que deve mudar no mundo, e como o podemos fazer.
O objetivo é construir uma janela a partir de materiais reutilizáveis, onde podemos dar asas à nossa imaginação – e aspiração. De seguida encontrar um lugar à escolha para a colocar, tirar uma foto ou fazer um pequeno vídeo, e partilhar com #GeraçãoODS #JanelaCâmaraAção ou enviar para ines.santos@par.org.pt. No final, ficarão também disponíveis algumas sugestões de trabalhos manuais que podem ser aplicados noutras atividades.
Para esta oficina é necessário: embalagens de cartão, papel, lápis, tesoura ou x-ato, fita cola e/ou cola batom, e canetas esferográficas e/ou de colorir são o essencial. E o telemóvel, para tirar a foto do objeto criado e partilhar connosco.
O projeto Geração ODS procura aliar a reflexão e ação crítica e consciente em prol da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável a ferramentas inovadoras de comunicar estas temáticas glocais. Este projeto é implementado pela PAR – Respostas Sociais, pelo IMVF e pela Associação A Reserva com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e é financiado pelo Camões, I.P. Saiba mais em geracaoods.pt
Sobre a formadora:
MadFildz – nascida no final dos anos 80, desde cedo me interessei pela artes e literatura. Acredito que através delas podemos mudar o mundo, e que isso passa por nelas projetarmos o que de melhor existe. Na minha prática tenho desenvolvido trabalho sobretudo pictórico, digital e têxtil. Mais recentemente, tenho procurado desenvolver projetos participativos.