Qual o papel das Organizações, dos Estados e dos Cidadãos na abordagem ao tema das Migrações? Este é um tema que tem levantado a nível nacional e internacional um intenso debate sobre qual o papel de cada um de nós na abordagem a esta questão.

Para os parceiros do projeto “Desafios para a Cidadania Global: As migrações como pilar para a construção de sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas”, as migrações são um dos motores do processo de Desenvolvimento que se quer mais digno e mais justo. Quando se fala em Migrações, não falamos em quotas, falamos em pessoas. Partimos da certeza de que as migrações são o pilar para a construção de sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas.

É na construção desta sociedade, em que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento está empenhada, que é lançado o concurso “Migrações e Cidadania Global” que desafia os jovens universitários portugueses, futuros profissionais e motores de transformação social, a apresentarem uma campanha virtual de sensibilização sobre Migrações e Cidadania Global, com o objetivo de os incentivar a participar no debate e na ação em prol da cidadania global.

As propostas apresentadas, designadas por Desafios, têm de ser estruturadas em torno da interligação entre a questão das Migrações e da Agenda 2030: Transformar o nosso Mundo e responder aos seguintes critérios de seleção: criatividade, pertinência e respeito pelos prazos.

O concurso será lançado online na página de Facebook da Associação Renovar a Mouraria, do Instituto Marquês de Valle Flôr e da Associação Par-Respostas Sociais. O prazo para envio das propostas de Desafios é até dia 15 de junho de 2020. As propostas recebidas serão analisadas pelas organizações parceiras – a Associação Renovar a Mouraria, o IMVF e a Associação Par – Respostas Sociais – e as 5 melhores serão selecionadas. No final da implementação da campanha virtual de sensibilização, cada um dos 5 Desafios vencedores receberá um prémio, no valor de 100 euros, em cartão oferta.

Consulte o Regulamento do Concurso aqui.

O projeto Desafios para a Cidadania Global é implementado pela Associação Renovar a Mouraria, pelo IMVF e pela PAR – Respostas Sociais, com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e o financiamento do Camões, I.P. Saiba mais em desafiosparaacidadaniaglobal.org

Spread the love