A Ação Ianda Guiné! Galinhas, antecipando o início da época das chuvas na Guiné-Bissau mais propícia ao aumento da mortalidade das aves, promoveu uma campanha de vacinação contra a doença de Newcastle e a gripe aviária.
A campanha decorreu entre 18 e 29 de maio de 2020 nas regiões de Cacheu, Gabu, Bafatá, Oio, Setor Autónomo de Bissau e Biombo.
Foram vacinadas 10.957 galinhas, assegurando-se, assim, um importante apoio a 166 famílias de avicultores. Para além do apoio às famílias, foram igualmente apoiadas as duas empresas sociais especializadas em avicultura, a Piu Piu Awara (Canchungo) e a CEDAVES (Antula), tendo sido vacinadas 3.236 aves contra a doença de Newcastle e 1.900 aves contra a gripe aviária. No total foram vacinadas 16.093 aves na Guiné-Bissau.
Foram mobilizados para a campanha 18 técnicos: 6 paraveterinários, 6 técnicos da DGP (Direção Geral de Pecuária) e 6 animadores comunitários.
Nas visitas aos vários aviários foram também distribuídas aos avicultores máscaras de tecido, no âmbito das medidas de prevenção contra a COVID-19. Um modelo desenvolvido e amplamente divulgado pela equipa sanitária do projeto.
O Ianda Guiné! é um programa da União Europeia desenvolvido em parceria com oito ações complementares, coerentes e harmonizadas que concorrem para o mesmo objetivo: promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.