A missão de Otorrinolaringologia esteve em São Tomé e Príncipe entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020, no quadro do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade. Devido às condicionantes impostas às deslocações fruto da pandemia COVID-19, esta foi, até ao momento, a última missão desta especialidade ao arquipélago são-tomense.
Esta missão contou com a equipa de profissionais de saúde portugueses do Hospital CUF Infante Santo e da Amplifon/Minisom: o Prof. Doutor João Paço, a Prof.ª Doutora Cristina Caroça, o Dr. João Vieira de Almeida, a Dra. Ana Campos, o Enf. João Morgado, a Enf.ª Joana Lopes, Dr. Diogo Ribeiro, a Dra. Cláudia Lopes e a Dra. Nadine Martins que exerceram atividade no Hospital Ayres de Meneses, em São Tomé.
As principais intervenções realizadas abrangeram consultas e cirurgias de otorrino, consultas e exames de audiologia, avaliações auditivas, adaptação e revisão de próteses auditivas, consultas e avaliação de terapia da fala e formação médica especializada.
De destacar no âmbito desta missão a realização das 8ªs Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia com o tema “O que diagnosticamos em STP”, que decorreram no 31 de janeiro, no Centro Cultural Português na cidade de São Tomé. Esta atividade formativa dirigido aos profissionais de saúde são-tomenses contou com a participação de mais de 100 pessoas e possibilitou a intervenção dos vários médicos envolvidos na missão sobre diferentes temas.
No âmbito desta missão importa destacar o apoio da Marinha Portuguesa, que facilitou o acesso a um mini-autoclave, permitindo uma maior celeridade na desinfeção e esterilização do material cirúrgico e proporcionando um maior número de cirurgias; o excelente interesse dos clínicos e enfermeiros pela formação, revelando evolução mesmo na discussão de casos clínicos: e a Telemedicina, que para além de permitir a aproximação entre São Tomé e Príncipe e Portugal, tem tornado as missões mais preparadas para os casos que surgem e tem permitido a formação à distância de médicos.
A Missão em Números
- 1 semana de missão
- 77 consultas de otorrino
- 58 consultas audiologia
- 41 consultas de terapia de fala
- 41 consultas de próteses auditivas
- 25 intervenções cirúrgicas
As missões das especialidades médicas que se deslocam a São Tomé e Príncipe enquadram-se no projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.