O IMVF é uma das ONGD portuguesas que, através das quatro pontes aéreas humanitárias da União Europeia coordenadas por Portugal, fará chegar material e equipamento médico à Guiné-Bissau para apoiar o combate à pandemia de COVID-19.

O primeiro de quatro voos da ponte aérea humanitária da União Europeia organizados por Portugal chegou no dia 23 de junho, a Bissau, tendo sido recebido pela Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto, a Alta Comissária para a Luta contra a COVID-19, Doutora Magda Robalo, o Embaixador de Portugal, António Alves de Carvalho, o Embaixador de França, Jean Louis Zoël e o Encarregado de Negócios de Espanha a.i, Juan Manuel Lopez Urdiales.

Estes voos transportam cerca de 45 toneladas de material e de equipamento médico no valor de mais de 2 M EUR. A carga inclui medicamentos, equipamentos de laboratório e de proteção individual destinado aos profissionais de saúde, para apoiar a resposta da Guiné-Bissau ao coronavírus, proporcionando à população guineense melhores cuidados de saúde.

A União Europeia financia a totalidade dos custos de transporte desta operação, tendo Portugal coordenado a logística e a angariação de doações dos vários parceiros, nomeadamente o PNUD e outras Agências das Nações Unidas, o Banco Mundial, Fundações e ONG de Portugal, de Espanha e de Itália, que juntaram esforços para enfrentar e ultrapassar as consequências humanitárias e sanitárias da pandemia COVID-19 na Guiné Bissau.

A ponte aérea humanitária da União Europeia visa levar ajuda humanitária aos países afetados pela pandemia de Coronavirus, fazendo chegar equipamentos médicos e pessoal humanitário, proporcionando ajuda humanitária às populações mais vulneráveis num contexto em que a pandemia impõe restrições de transporte e de logística. Os voos da ponte aérea são totalmente financiados pela União Europeia e operados em coordenação com os Estados Membros e organizações humanitárias que enviam material e em cooperação com o país de destino. A Ponte Aérea Humanitária é uma iniciativa temporária que complementa os serviços de logística do Plano Global de Resposta Humanitária das Nações Unidas.

#TeamEurope #EUSolidarity #UnitedAgainstCoronavirus #StrongerTogether

 

Spread the love