A cerimónia de assinatura dos contratos com os Coletivos de Cidadãos Organizados de Longo Percurso e Experiência Consolidada, selecionados no quadro do convite à apresentação de propostas para atribuição de subvenções com vista ao reforço das suas capacidades internas de funcionamento, teve lugar na manhã do dia 29 de outubro, nos escritórios da Ação Ianda Guiné! Djuntu, em Bissau.

Este convite foi lançado no dia 5 de maio de 2020, com o objetivo de reforçar as capacidades institucionais dos Coletivos de Cidadãos Organizados de Longo Percurso e Experiência Consolidada, de forma a que possam dinamizar as suas atividades em prol do bem-estar das comunidades nas suas áreas e zonas de intervenção.

No total de 18 candidaturas recebidas, os 5 Coletivos de Cidadãos Organizados de Longo Percurso e Experiência Consolidada selecionados para receberem as subvenções foram: ONG ADIC Nafaia, LGDH – Liga Guineense dos Direitos Humanos, ONG Palmeirinha, ONG NIMBA e ONG Voz di Paz – Iniciativa para a Consolidação da Paz.

Na cerimónia de assinatura dos contratos estiverem presentes representantes do Governo da Guiné-Bissau, da Secretaria de Estado de Cooperação, da Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Célula de Apoio ao Ordenador Nacional (CAON-FED), representada por Augusto Bock, bem como os representantes da organizações selecionadas para receberem as subvenções. Inês Máximo Pestana, representante da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e Vítor Puerta, coordenador da Ação Ianda Guiné! Djuntu presidiram ao evento e ambos mencionaram os objetivos deste convite, as expetativas e agradeceram a todos os Coletivos de Cidadãos Organizados de Longo Percurso e Experiência Consolidada que responderam o convite.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu é implementada pelo IMVF, no âmbito do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a Guiné-Bissau.

O que entendemos por Organizações de Longo Percurso e Experiência Consolidada?

São coletivos com um historial longo e experiência comprovada, criados com o objetivo de intervir numa área específica, embora atualmente tenham diversificado as suas áreas de atuação. Pela sua génese, pelo seu percurso de trabalho comprovado junto dos beneficiários e pela interlocução com o Estado na construção, advocacia e apoio à implementação das políticas públicas, são alicerces fundamentais da sociedade civil guineense.

O que são as subvenções ao funcionamento?

As subvenções de funcionamento são geralmente definidas como um apoio financeiro com a finalidade de cobrir os custos organizacionais e administrativos básicos de uma organização, incluindo apoio à estrutura, salários de funcionários, aluguer ou aquisição de equipamentos, consumíveis, ou outras despesas correntes da organização.

Spread the love