A Ação Ianda Guiné! Djuntu dinamizou, no dia 30 de outubro de 2020, o primeiro encontro com as associações de emigrantes guineenses que desenvolvem atividades de apoio ao desenvolvimento local e comunitário na Guiné-Bissau. Este encontro, com o tema A diáspora bissau-guineense enquanto ator de desenvolvimento, aconteceu em formato online, das 17h às 20h, com a participação de cerca de 30 pessoas.
Durante 3 horas, houve espaço para abordar o diálogo e a concertação sobre a participação da diáspora no desenvolvimento das comunidades na Guiné-Bissau, bem como dar início a uma reflexão sobre estratégias e recursos para fortalecer o papel das associações da diáspora.
O ponto de partida foi a apresentação do propósito deste trabalho: assente no conhecimento do importante papel que as associações de emigrantes guineenses têm para o bem-estar da população local, pretende-se criar uma rede informal de diálogo entre estas organizações na diáspora, potenciando sinergias e a colaboração.
Este encontro contou com breves comunicações de intervenientes-chave – Inês Máximo Pestana, da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, seguindo-se uma apresentação sobre a diáspora Bissau-guineense em Portugal, pela investigadora Tânia Santos, e terminando na intervenção de José António Tchuda, da Embaixada da Guiné-Bissau em Bruxelas. De seguida, todos os participantes apresentaram as suas organizações e o trabalho que desenvolvem, com particular enfoque sobre as iniciativas que apoiam e dinamizam na Guiné-Bissau.
Já no final da tarde, foi apresentado o website que pretende funcionar como plataforma de agregação para estas organizações e como criação de uma rede informal. Estando ainda em desenvolvimento, procurou-se obter feedback dos participantes, tanto no que respeita à identidade visual proposta, como às diferentes funcionalidades e conteúdo.
O dinamismo e a disponibilidade dos presentes reforçou a pertinência deste trabalho conjunto, por um lado, confirmando a importância de espaços de diálogo e união de forças. Os participantes consideraram que este encontro “foi uma excelente partilha” e demonstraram a “vontade de fazer cada vez mais e melhor em prol do desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau”, reforçando a importância das sinergias que se estabeleceram, ainda que à distância, entre os vários atores, em coordenação com o IMVF.
A Ação Ianda Guiné! Djuntu é uma das 8 Ações do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.