A entrar na terceira década do século XXI, contaríamos estar a assistir a uma multiplicação de fenómenos de ódio e de populismo, ou à perpetuação de discriminações grupais e raciais que desumanizam? Contaríamos estar a assistir à destruição dos recursos naturais que sabemos essenciais à preservação das gerações presentes e futuras, e que destroem aquela que é a nossa Casa Comum? Estaríamos conscientes de que iríamos viver num mundo em profunda desigualdade social e económica, agravando as condições de vida de milhões de pessoas em todo o globo? Acreditaríamos que os valores e princípios humanistas que defendemos e partilhamos, em nome do bem comum, estariam a ser postos em causa?
Numa altura em que, mais do que nunca, a comunidade escolar é chamada a intervir na promoção do desenvolvimento sustentável, é imperativo informar, sensibilizar e mobilizar a comunidade educativa para os desafios universais colocados pela nova agenda do desenvolvimento – Transformar o nosso Mundo. O manual “ABC dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Comunidade Educativa” pretende ser um documento orientador e mobilizador.
A partir do conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – princípios, metas e especificidades – o manual apresenta um conjunto de propostas educativas que podem ser exploradas pela comunidade educativa, chamando a atenção para os processos de aprendizagem definidos pela UNESCO e pelo Referencial de Educação para o Desenvolvimento. São ainda apresentados um conjunto amplo de recursos educativos que podem potenciar o conhecimento e a mobilização em prol da Agenda 2030.
Explore este Manual aqui.
Este guia foi iniciado no decorrer do projeto Redes para o Desenvolvimento financiado pela União Europeia e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Foi revisto e atualizado no âmbito do projeto Rumo a 2030: Campanha para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.