RUMO A 2030

Campanha para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global

Portugal

Os governos regionais e locais assumem um papel essencial na implementação da Agenda 2030, através de ações ao nível local, o nível mais próximo dos cidadãos. De facto, apesar do carácter global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a sua concretização depende da nossa capacidade de os tornar realidade nas nossas cidades e regiões.

Os governos locais criam pontes entre os governos centrais e as comunidades locais e podem, por isso, desempenhar um papel importante na promoção do envolvimento das Organizações da Sociedade Civil, do setor privado, das universidades e de outras organizações comunitárias nos desafios do desenvolvimento.

Saiba mais em rumoa2030.pt

O NOSSO OBJETIVO

A campanha Rumo a 2030 é o compromisso da RICD (Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento) de cumprir com a Agenda 2030: Transformar o nosso Mundo e assim contribuir para um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável. O nosso Mundo.

AS NOSSAS ATIVIDADES

De setembro de 2019 a agosto de 2021, através da elaboração de estudos, de planos de (in)formação e atividades de sensibilização e formação, e, iremos reforçar e ampliar o trabalho já iniciado com a RICD – que envolve atualmente cerca de 20 municípios – capacitando os respetivos técnicos e decisores políticos sobre a nova Agenda 2030 e o papel transformador da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Os municípios serão mobilizados e apoiados na construção e implementação de uma campanha dirigida diretamente aos seus munícipes, de modo a promover a adoção de atitudes e comportamentos que tornem o desenvolvimento sustentável uma realidade.

O NOSSO IMPACTO

Garantir que, através do processo de “localização” da Agenda 2030, os municípios assumam a sua posição privilegiada, para adotar estratégias, políticas e ações que contribuam para a prossecução dos ODS. Por serem a forma de governação mais próxima das pessoas, os municípios estão numa posição ideal para realizarem ações de sensibilização sobre a importância dos ODS. Mas sensibilizar para os ODS não é apenas dar a conhecer os Objetivos aos cidadãos. É sobretudo empoderar os cidadãos para agirem e participarem na sua concretização no seu dia-a-dia. Empoderamento esse que será dado de forma dinâmica, direta, empenhada, crítica e assertiva através da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. É neste eixo de sensibilização – ação – mobilização que focaremos a campanha Rumo a 2030.

Foto de rodapé: United Nations, New York | 23 September 2019 | UN Photo/Manuel Elias | Sustainable Development Goal Blocks

 

Porque acreditamos na transparência, partilha e na ética de trabalho, a todas as organizações que se possam inspirar com este protejo e nas atividades que vamos desenvolver, agradecemos a vossa confiança. A todas pedimos que mencionem o nome do projeto na bibliografia consultada.