A reunião de kick-off do projeto People and Planet: A Common Destiny, que marcou o seu arranque oficial entre todos os parceiros, decorreu, virtualmente, no dia 12 de janeiro. A reunião contou com 30 representantes das várias organizações parceiras e associadas do projeto e foi organizada e moderada a partir de Portugal pela Câmara Municipal de Loures e pelo IMVF.
A reunião começou pelas 9 horas com as boas-vindas e a apresentação da ordem de trabalhos para o resto do dia. Seguidamente, Hermínia Ribeiro, supervisora global do projeto, deu início à atividade de get to know each other, que possibilitou que todos os participantes se apresentassem e expusessem as suas primeiras impressões. De seguida, Pedro Cruz, coordenador do projeto, assumiu a moderação e avançou para a apresentação do projeto, detalhando as várias atividades que irão ser implementadas em conjunto por todos os parceiros.
Da parte da tarde, os trabalhos prosseguiram à responsabilidade de João Ribeiro, enquanto representante da FUEL, parceira do projeto, o qual apresentou não só a arquitetura de marca do projeto, mas também a estratégia de comunicação adotada para a campanha #WaterOfTheFuture – a maior atividade decorrente deste projeto. De seguida, a componente financeira do projeto foi apresentada por Jorge Morais, supervisor financeiro.
Já no final do dia, Pedro Cruz retomou a moderação e prosseguiu com a proposta de modelo organizativo e de monitorização a ser adotado pelos parceiros do projeto. A reunião de kick-off terminou com o anúncio das novas datas para as reuniões seguintes, assim como as tarefas de cariz prioritário a serem tratadas no futuro mais próximo.
Para tal, o projeto People and Planet irá lançar uma campanha pan-europeia intitulada #WaterOfTheFuture com o objetivo de sensibilizar a população jovem de 8 Estados-membros da União Europeia sobre a escassez de água, em primeiro lugar, e sobre os desafios colocados pelas alterações climáticas, em segundo. Alicerçado a esta campanha estarão várias outras atividades, de cariz metodológico muito diversificado, nas quais se incluem formações a funcionários e decisores políticos de autoridades locais. O projeto conta com 19 parceiros, 4 deles associados, de 8 Estados-membros e Cabo Verde.
Este projeto é financiado pelo Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento (DEAR) da Comissão Europeia que apoia projetos que envolvam o público da União Europeia em questões mundiais de desenvolvimento social, económico e ambiental.