Entre os dias 11 e 13 de janeiro, em 6 regiões da Guiné-Bissau, foram assinados os contratos entre a Ação Ianda Guiné! Djuntu e os 17 Coletivos de Cidadãos Organizados (CCO), selecionados no âmbito do concurso piloto para atribuição de subvenções às suas organizações, lançado pelo Gabinete de Apoio Permanente (GAP).
O apoio monetário, no valor de 3 milhões de francos CFA (cerca de 4.500,00 €), entregue a cada organização, tem como objetivo financiar uma atividade que seja a solução para um problema com que a comunidade ou o coletivo se depara, resultando de um processo desenvolvido em conjunto de forma participativa.
Os CCO apoiados foram: a Associação dos Filhos e Amigos de Bassarel e o Coletivo dos Professores da Escola Comunitária de Aman Bulam, na região de Cacheu; a Associação Nacional dos Técnicos e Profissionais Veterinários, a Rádio Comunitária de Bafatá, a Associação Cata Maina, os Agricultores Unidos para o Desenvolvimento da Produção e a Associação para Promoção e Valorização dos Recursos Naturais, na região de Bafatá; a Associação de Mulheres Horticultoras de Mancalan, a Associação A, B, C Solidariedade e Paz e a Associação Juvenil para Ação e Desenvolvimento, na região de Oio; o Agrupamento Alla – Wali, a Associação Unidos para Desenvolvimento Sustentável das Comunidades e a Associação Guineense de Saneamento Básico e Proteção Ambiental da Região de Gabu, na região de Gabu; a Associação dos Filhos e Amigos de Banta e a Associação de Filhos e Amigos de Gamparã, na região de Quinara; por fim, a Associação de Jovens Unidos e Amigos de Missira (AJUAM) e o Fórum de Intervenção Social das Jovens Raparigas (FINSJOR), no Setor Autónomo de Bissau.
As sessões de assinatura dos contratos foram operacionalizadas pelo coordenador do GAP e pelos técnicos regionais, contando com a presença das autoridades administrativas locais, poder tradicional e sociedade civil.
Nos próximos 6 meses, os CCO apoiados irão desenvolver as suas atividades com o apoio dos técnicos e assistentes regionais da Ação Ianda Guiné! Djuntu.
Esta Ação é implementada pelo IMVF no âmbito do Ianda Guiné!, um programa de oportunidades sociais e económicas para as populações da Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia.