Hoje, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água e, no âmbito do projeto People and Planet: A Common Destiny, o IMVF quis reforçar o seu compromisso na preservação dos recursos hídricos do planeta.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, a comemoração desta data pretende alertar e consciencializar a população mundial para a importância de preservar as reservas de água potável no planeta que, pela sua condição de finitude, necessita de uma gestão sustentável e inteligente.

A celebração deste dia serve também de oportunidade para alertar as pessoas para a situação atual de crescente escassez de água potável no mundo que, de acordo com a Adene – Agência para a Energia, impossibilita que mais de dois milhões de pessoas no mundo tenham acesso a água potável e que mais de quatro milhões vivam sem saneamento básico.

Inspirados pelo mote lançado por este dia comemorativo, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas lançou a campanha “H2OFF: Hora de Fechar a Torneira que promove uma ação coletiva a realizar-se hoje, dia 22 de março, pelas 22 horas, na qual, durante 60 minutos, cada cidadão é convidado a fechar as torneiras de casa. Esta iniciativa, que se posiciona no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 6: Água Potável e saneamento, o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 13: ‘Ação Climática, conta já com o apoio de vários embaixadores e entidades, entre as quais o IMVF.

Através da campanha H2OFF, a APDA “visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da Água”. Esta campanha vem, na verdade, colmatar uma falha existente na falta de cobertura mediática e editorial à questão da gestão dos recursos hídricos e sustentabilidade da água. Segundo um estudo publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido pela C-Lab – The Consumer Intelligence Lab denominado “O Uso da Água em Portugal: Olhar, Compreender e Atuar com os Protagonistas Chave”, o tema da água ocupa um espaço quase nulo no espectro mediático português.

Também neste estudo se referiu o carácter urgente do tema da gestão eficiente e sustentável das reservas de água potável para Portugal. Segundo o World Resources Institute:

Portugal é classificado com risco elevado de stress hídrico, querendo isto dizer que o país poderá enfrentar situações de escassez de água no futuro próximo.

É neste sentido que o projeto People and Planet: A Common Destiny, liderado pelo IMVF e pela Câmara Municipal de Loures, surge em resposta a esta situação de urgência hídrica. Entre novembro de 2020 e outubro de 2024, este projeto propõe-se a colocar na agenda pública de 8 países estados-membros da União Europeia a questão da escassez de água e, através disto, mobilizar e incentivar 59 milhões de jovens europeus (15-35 anos) a tomarem uma posição e a adotarem comportamentos mais consequentes relativamente ao tema.

Spread the love