O Fórum Nacional “A Saúde Materna e Infantil na Guiné-Bissau”, organizado no âmbito do UE-PIMI II – Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Guiné-Bissau, decorreu nos dias 24 e 25 de março de 2020, contando com intervenções de oradores nacionais e internacionais, em formato presencial, em Bissau, e online, via zoom. A conferência contou com uma participação presencial restrita devido à conjuntura pandémica atual.
A cerimónia de abertura do Fórum contou com as intervenções da Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Dra. Sónia Neto, do Representante Residente do Banco Mundial, Dr. Amadou Oumar Ba, do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Emb. José Rui Velez Caroço, do Secretário de Estado do Tesouro, Dr. Ilídio Vieira Té, e do Ministro da Saúde Pública, Dr. António Deuna, que salientaram a importância deste encontro para a saúde materno-infantil no país.
Neste Fórum foram analisados e debatidos avanços alcançados, boas-práticas, lições aprendidas e desafios que se mantêm na área da saúde materna e infantil na Guiné-Bissau. Para além da participação dos doadores do Programa, das diversas organizações implementadoras, das instituições nacionais e outros parceiros de Desenvolvimento com intervenção no setor da saúde na Guiné-Bissau, foram também incluídos 3 painéis internacionais para discussão de questões fundamentais na área da saúde materna e infantil, como a saúde comunitária, a proteção social e a cobertura universal da saúde e as principais tendências regionais da mortalidade materna e infantil na África Ocidental.
No primeiro dia, o IMVF participou em particular no painel de apresentação dos resultados do Programa PIMI, com uma intervenção a cargo da coordenadora clínica da componente do IMVF, Dra. Maria José Costeira, e do coordenador operacional, Dr. António Nunes. No segundo dia do evento, o Dr. Ahmed Zaky, administrador executivo do IMVF e coordenador geral do PIMI II/IMVF, integrou o painel de discussão de Políticas e Sustentabilidade do Sistema de Saúde na Guiné-Bissau.
De salientar, ainda, a ampla participação da equipa de formadores bissau-guineenses, portugueses e cubanos do PIMI II/IMVF, com a apresentação de diversas comunicações orais e pósteres científicos que resultam de observações, recolha de dados e estudos desenvolvidos no decorrer da implementação do projeto.
Foi também exibido um documentário que conta com testemunhos dos vários intervenientes no Programa:
O Fórum Nacional sobre a Saúde Materna e Infantil na Guiné-Bissau foi uma iniciativa promovida pela União Europeia na Guiné-Bissau e seus parceiros no âmbito do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil (UE-PIMI II), confinado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. implementado pelo IMVF, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Entraide Médicale Internationale (EMI).