A Ação Ianda Guiné! Djuntu realizou o encontro “A diáspora bissau-guineense enquanto ator de desenvolvimento”, no dia 31 de março, entre as 17h30 e as 19h30, via zoom, contando com 42 participantes. Este encontro juntou representantes de associações de emigrantes guineenses que realizam atividades de apoio ao desenvolvimento local e comunitário da Guiné-Bissau.

A sessão contou com a intervenção de boas-vindas da Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, Dra. Simona Schlede.

O encontro foi o palco para o lançamento do website da Diáspora guineense desenvolvido pela Delta Soluções. Esta plataforma online permitirá unir as várias organizações da diáspora guineense espalhadas pelo mundo que contribuem para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, de modo a estabelecer-se uma rede de trabalho concertado. Será também um espaço de partilha de histórias de vida inspiradoras, notícias sobre eventos e atividades e recursos úteis.

Seguiu-se uma apresentação por parte do Terceiro Secretário da Embaixada da Guiné-Bissau em Bruxelas, Dr. José António Tchuda, que realçou a relevância da metodologia participativa, numa perspetiva de “trabalho com a comunidade”, em oposição à perspetiva de “trabalho para a comunidade”, isto é, tornar as comunidades protagonistas na resolução dos seus problemas.

A Secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Dra. Dara Ramos, reforçou a importância da cooperação entre Bruxelas e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau. Destacou, também, que a atual situação pandémica permite repensar o estatuto do migrante guineense. Assim, a Dra. Dara Fonseca deu o mote para o debate sobre questões associadas à migração [imigração e emigração]. Seguiu-se a apresentação da Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na Guiné-Bissau, Dra. Fátima Teixeira, e do Dr. David Fati, técnico da OIM, que apresentou o convite destinado à diáspora bissau-guineense para financiamento de projetos de base comunitária, no âmbito do projeto SLED – “Apoio ao Desenvolvimento Económico Local na Gâmbia, Guiné Conakry e Guiné-Bissau”.

Antes de terminar, as associações participantes tiveram ainda espaço para se apresentarem e colocarem questões.

Em breve, realizar-se-á o 3.º encontro, de forma a dar continuidade ao diálogo, ao conhecimento do trabalho de cada organização e ao trabalho em rede.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu é uma das 8 Ações do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.

Spread the love