O IMVF e a Direção Regional de Saúde de Bubaque assinaram um protocolo com o objetivo de facilitar as evacuações médicas de emergência na área sanitária de Bubaque, no arquipélago dos Bijagós.

Este acordo de parceria, assinado na manhã do dia 27 de outubro, na sede da Direção Regional de Saúde de Bubaque, visa facilitar a evacuação e o transporte de doentes entre ilhas (dos Centros de Saúde da área sanitária de Bubaque para o Hospital Regional de Bubaque) e com a capital (do Hospital Regional de Bubaque para o Setor Autónomo de Bissau para efeitos de tratamentos nos Hospitais Nacionais), vindo colmatar as deficiências existentes ao nível de transporte e a falta de especialistas e de meios necessários para os cuidados médicos nas estruturas sanitárias da Região de Bolama-Bijagós.

Na cerimónia de assinatura deste protocolo estiveram presentes o Diretor Regional de Saúde de Bubaque, Dr. José Natcutum, o Administrador de Setor de Bubaque, Domingos Martinho, o Coordenador da Ação Ianda Guiné! Djuntu, Victor Puerta, entre outras personalidades.

Este protocolo alia a intervenção do IMVF na área da Saúde e Sociedade Civil na Guiné-Bissau, com vista a alcançar um objetivo comum: assegurar a equidade no acesso aos cuidados de saúde no país, nomeadamente na região insular de Bolama-Bijagós.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu disponibiliza o meio de transporte – o bote djuntu, um bote rápido que facilita a deslocação da equipa técnica da Ação, permitindo uma ampla cobertura e expansão dos apoios aos projetos e iniciativas comunitárias em todas as ilhas do arquipélago dos Bijagós. Este bote assegurará o transporte de doentes em caso de urgência médica de emergência na área sanitária de Bubaque. A Ação Ianda Guiné! Djuntu apoiará, assim, com duas evacuações por mês (no máximo de 46 evacuações), garantindo o combustível do bote o salário do marinheiro.

O Diretor Regional da Saúde, Dr. José Nacutum, manifestou-se satisfeito pela iniciativa, destacando não só o papel social de que se reveste o referido meio de transporte, mas sobretudo a sua implicação prática nas atividades dos profissionais de saúde, que enfrentavam muitas dificuldades no processo da evacuação dos doentes.

Por sua vez, o Coordenador da Ação Ianda Guiné! Djuntu, Víctor Puerta, falou dos objetivos do protocolo, que se foca no processo de evacuação, e informou, igualmente, sobre as oportunidades sociais e económicas existentes no âmbito da Ação Ianda Guiné! Djuntu cujo espírito consiste em criar condições para que os cidadãos guineenses sejam os protagonistas na resolução dos seus problemas.

A cerimónia da assinatura deste protocolo de parceria foi testemunhada pelo Administrador de Setor de Bubaque, Domingos Martinho, que na ocasião enalteceu a importância da parceira entre Governo e organizações internacionais, no sentido de complementar e ajudar o sistema de saúde na região. Lamentou que muitos pacientes não sejam evacuados pela falta de recursos disponíveis neste sentido. Ao encerrar, Martinho agradeceu profundamente a iniciativa da Ação Ianda Guiné! Djuntu, acreditando que o meio de transporte disponibilizado irá contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconómico daquela zona insular da Guiné-Bissau.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu é implementada pelo IMVF, no âmbito do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.

Spread the love