Decorreu no dia 8 de dezembro, pelas 9 horas, o 3.º Comité de Pilotagem da Ação Ianda Guiné! Djuntu, na sede da Ação, em Bissau.

Este encontro teve como objetivo apresentar um ponto de situação da Ação Ianda Guiné! Djuntu até ao momento, bem como discutir estratégias para melhorar a atuação e analisar os desafios mais prementes à execução do seu plano de ação. Foi feito o seguimento das atividades desenvolvidas em 2021 e as previsões de trabalho para o ano 2022.

Neste encontro estiveram presentes os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades (MNECIC), do Ministério da Comunicação Social, do Ministério da Administração Territorial e Poder Local e da Célula de Apoio ao Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (CAON/FED), assim como os representantes da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e da Unidade de Coordenação do Programa Ianda Guiné!.

Um dos resultados alcançados pela Ação desde o Comité de Pilotagem anterior, e que terá impacto significativo junto das comunidades, é a colaboração logística e financeira com governos regionais e apoio à reestruturação da Direção Geral de Coordenação da Ajuda Não Governamental (DGCANG) do MNECIC. Igualmente, o apoio a 123 projetos de desenvolvimento local apresentados por coletivos de cidadãos em todas as regiões; e a assistência ao reforço de capacidades técnicas e à criação de legislações para o setor comunitário da comunicação social, entre outras atividades de relevância social.

A União Europeia apoia o desenvolvimento social e económico da Guiné-Bissau, através do Ianda Guiné!, um programa de desenvolvimento multissetorial promovido pela União Europeia na Guiné-Bissau. A União Europeia aposta numa intervenção integrada, de âmbito nacional, nos setores da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional e Infraestruturas com vista ao reforço da resiliência e à criação de oportunidades socioeconómicas para a população da Guiné-Bissau.

Spread the love