A Ação Ianda Guiné! Djuntu e a Federação das Associações da Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau (FADPD-GB), lançam no dia 3 de março, pelas 10 horas, na Casa dos Direitos em Bissau, a reportagem “Pessoas com Deficiências em Sinergia”.

Esta reportagem surgiu das sessões de djumbais regionais, realizadas pela FADPD-GB, com o envolvimento dos membros espalhados por todas as regiões da Guiné-Bissau. Os membros protagonistas dos djumbais, Lázaro Barbosa, Domingos Soares da Gama, Isabel Mendes, Domingas Gomes Lima e Mariama Embaló, são destacados ativistas dos Direitos Humanos e promotores dos direitos das pessoas com deficiência.

A série de vídeos é produzida pela Ação Ianda Guiné! Djuntu, uma Ação financiada pela União Europeia na Guiné-Bissau e implementada pelo IMVF, em colaboração com a TV KLELÉ. As reportagens têm o objetivo de proporcionar ao público visões críticas sobre assuntos específicos (género, juventude, COVID-19, pessoas com deficiência), para cultivar e partilhar conhecimentos sobre cidadania, políticas públicas e responsabilidade social. Os cidadãos guineenses são os protagonistas dos diagnósticos, assim como das soluções dos problemas sociais.

A União Europeia congratula-se com esta iniciativa. As pessoas com deficiência são uma prioridade porque, devido à sua vulnerabilidade, apresentam um risco mais elevado de pobreza e exclusão social. Na Guiné-Bissau, as pessoas com deficiência vivem com frequência em situações de pobreza e marginalidade, tendo acesso limitado à educação, e cuidados de saúde de qualidade, e sendo suscetíveis a situações de violência e abuso.

Spread the love