Teve lugar na manhã do dia 29 de abril, no Auditório do Centro Cultural Português, em São Tomé, a Ação II das Jornadas Científico-Pedagógicas “Educação e Formação de Professores em STP: Analisar o Presente para Projetar o Futuro, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

Esta Ação, subordinada ao tema “Avaliação de Escolas”, contou com a distinta presença da Ministra da Educação, Julieta Izidro, e mais cerca de 65 participantes do MEES, dos sindicatos de professores, de órgãos de gestão de escolas e da equipa do PAISE-STP.

O programa do evento incluiu uma conferência proferida pelo Doutor António Neto Mendes, da Universidade de Aveiro (Portugal), intitulada “Avaliação das Escolas em São Tomé e Príncipe: uma oportunidade para o empoderamento de atores e organizações escolares?”, seguida de uma comunicação por parte da Inspetora Geral da Educação de São Tomé e Príncipe, Adriana Neto, sobre “Auto-avaliação das escolas em São Tomé e Príncipe: um caminho a percorrer”.

Na abertura do espaço de debate, que foi bastante participado, a Ministra da Educação tomou a palavra para agradecer aos palestrantes e ao PAISE-STP a colaboração na dinamização destas Jornadas, e exortar a uma discussão descomplexada e ativa sobre a temática da Ação, aproveitando o aporte científico trazido pelo Doutor Neto Mendes e complementando-o com a experiência, conhecimento e vivência do contexto de todos os atores educativos ali presentes. Salientou, ainda, o papel relevante destes exercícios de reflexão partilhada para a definição, pelo Ministério, de políticas educativas com as quais todos se sintam comprometidos.

Após cerca de 1h de debate, a Ação deu-se por encerrada com a entrega de declarações de participação a todos os presentes e com o lembrete de que a Ação III se realizará nos dias 10 e 12 de maio, como consta no programa das Jornadas, que pode ser consultado aqui.

Leia a notícia sobre o lançamento das Jornadas Científico-Pedagógicas 2022, no dia 8 de abril, aqui.

PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da USTP e do MEES de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.

Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

Spread the love