Estão oficializados os acordos de cooperação para colaboração académica e científica entre a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e o Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de São Tomé e Príncipe (PAFAE) e entre este e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA). Estes acordos visam a cooperação entre ambas as partes na modalidade de estágios académicos e têm como objetivo o desenvolvimento de estudos conjuntos e pesquisas, envolvendo estudantes e docentes das universidades.
No âmbito da horticultura, foram estabelecidos acordos com as duas universidades, USTP e ISA, e os estágios em curso terão a duração de 4 meses. O foco dos trabalhos será a identificação e caracterização de variedades de tomate local para utilização em modo de produção biológica, com o objetivo de identificar e caracterizar as variedades existentes, bem como fazer uma avaliação do desempenho agronómico das variedades identificadas. Ainda com a USTP, a colaboração estendeu-se à fileira do coco, também com um estágio com a duração de 6 meses, focado na produção de mudas de coqueiro e manutenção do viveiro. Este tem como objetivos o acompanhamento técnico do viveiro e o apoio na seleção das plantas, assim como o apoio na caracterização e seleção das sementes de coco. Ao todo, o projeto espera enquadrar 10 estagiários da USTP e 4 do ISA durante o tempo de vigência do mesmo, num esforço conjunto para fornecer alternativas de estágios em contexto real de trabalho ao mesmo tempo que incentiva os jovens a desenvolver trabalhos de pesquisa em áreas de extrema relevância para o país.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.