O Projeto de Apoio às Fileiras de Exportação Agrícola (PAFAE), no apoio às comunidades de Monte Café, pretende, por um lado, estimular a diversificação de culturas nas plantações de café, para criar alternativas de rendimento ao produtor, por outro, iniciar uma experiência piloto para a produção hortícola biológica, tendo em consideração estratégias de combate à erosão, de diversificação da produção e de escolha de variedades adaptadas ao mercado.
A horticultura atualmente praticada (em quase todo o país) é convencional, ou seja, com recurso a fertilizantes e pesticidas químicos, pondo em risco nomeadamente a certificação biológica do café produzido nas comunidades de Monte Café, uma vez que poderão ocorrer contaminações através de: distâncias de segurança não cumpridas; contaminação das águas; lixiviação dos solos através de fertilizantes e pesticidas, entre outros.
O projeto pretende estimular a produção hortícola biológica através de uma forte componente de formação e na implementação da certificação biológica através do Sistema Participativo de Garantia (SPG). Este trabalho conta com um técnico agrícola e um dos técnicos de associativismo e cooperativo, uma vez que o processo SPG requer uma forte organização dos grupos de produtores.
Foram já identificados 52 horticultores do distrito de Mé-Zochi e maioritariamente na zona de Monte Café, tendo sido todas as parcelas visitadas e georreferenciadas. Destes 52, 47 são do sexo masculino e 5 do sexo feminino, perfazendo um total de 23,5ha de terra para cultivo de hortícolas em modo de produção biológico.
Como estratégia de formação e de divulgação do modo de produção biológico, implementaram-se 4 campos de demonstração (São José, São Carlos, Saudade e Monte Café, na região de Monte Café), de modo a ter um local onde os produtores poderão receber formação in loco, sendo que a primeira formação sobre agroecologia e processo SPG aos técnicos e líderes dos grupos já foi realizada entre 11 e 14 de janeiro, em Monte Café, com a participação de 13 horticultores.
Neste primeiro ano de projeto avançou-se com a identificação de fornecedores de composto orgânico, de biofertilizantes e caldas para tratamento fitossanitário. Deram-se ainda os primeiros passos na distribuição e comercialização de algumas hortícolas produzidas por um dos beneficiários da Saudade. Os próximos passos serão aumentar a variedade e quantidade de produtos, assim como consolidar mercados para o escoamento que permita aos produtores aumentarem a sua renda ao mesmo tempo que produzem de forma mais harmoniosa com o ambiente. Para alcançar este objetivo, o PAFAE está a desenvolver um trabalho conjunto com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe de modo a organizar feiras agrícolas onde os horticultores biológicos poderão dispor de um stand para expor as hortícolas produzidas segundo este modo de produção.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.