Apesar de algumas já deterem um papel bastante consolidado, as organizações de produtores em São Tomé e Príncipe ainda apresentam algumas fragilidades no que toca à sua capacidade de governança e ligação às suas bases de aderentes, tanto ao nível das cooperativas como das associações. De forma a colmatar algumas destas fragilidades os técnicos de Associativismo e Cooperativismo do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) têm levado a cabo diversas ações de fortalecimento organizacional aos líderes das associações e cooperativas das fileiras do cacau, pimenta, café e coco, através da realização de ateliers e ações de formação que permitam, de forma participativa, identificar e implementar estratégias para aumentar a capacidade de governança destes atores e a participação dos membros no seio destas organizações. Até ao momento, a equipa do PAFAE já realizou um conjunto de 18 ações formativas com a participação de 138 membros das organizações de produtores.

Alguns dos temas que têm vindo a ser desenvolvidos incluem: cooperativismo e associativismo; liderança; capacidade de planeamento estratégico; capacidade de gestão institucional; e melhoria dos sistemas contabilísticos, legais, financeiros e/ou administrativos por forma a aumentar o nível de competências das organizações. Procurar-se-á também fortalecer a capacidade produtiva e comercial, as estratégias de comunicação, entre outros.

Destaca-se a necessidade de investir numa maior profissionalização e capacitação dos produtores, nomeadamente em questões de “gestão das explorações agrícolas” e “fortalecimento organizacional”, nesta última vertente procurando colmatar alguns problemas de governança que persistem ao nível das organizações de produtores, nomeadamente nas associações locais.

No seu conjunto, o PAFAE desenvolverá trabalhos com 42 duas associações de produtores nas fileiras de café, cacau, pimenta e coco. Estes atores verão a sua capacidade de ação e governança reforçada através de ações de capacitação e reforço organizacional, bem como de uma atualização do seu enquadramento jurídico através da atualização da lei das cooperativas.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.

 

Spread the love