Também conhecidos como campos-escola, os campos de demonstração da fileira de exportação agrícola do café criados no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) têm servido de palco para o ciclo de formações em boas práticas agrícolas associadas à cultura do café.
Seguindo o calendário agrícola e utilizando a metodologia “aprender fazendo”, técnicos agrícolas e agricultores têm vindo a realizar, experimentar e testar boas práticas que visam melhorar a produção da cultura.
O arranque das formações foi assinalado pela distribuição de novas plantas de cafeeiro aos agricultores participantes, uma renovação necessária tendo em conta o envelhecimento das culturas de café, algumas com mais de 80 anos de idade. Esta renovação do cafezal vai permitir aos produtores ver a sua produção aumentar substancialmente, e às plantações serão associadas outras culturas alimentares como o gengibre, o açafrão, a banana pão, o ananás, a matabala, entre outras, reforçando a segurança alimentar ao mesmo tempo que diversifica a fonte de renda das comunidades rurais.
Ao longo do ciclo de formações estão a ser abordadas e implementadas práticas como a piquetagem, a correta plantação de cafeeiros, a colheita de qualidade, a poda, o controlo de pragas e doenças, a criação de viveiros e produção de plantas, práticas atualmente implementadas, e outras inovadoras no contexto da agroecologia.
As formações estão a ser realizadas em 9 comunidades, distribuídas pelos distritos de Lembá, Lobata, Me-Zóchi e Cantagalo contando com uma média de 20 participantes por comunidade, cerca de 30% do sexo feminino e 70% do sexo masculino. Este ciclo culminará em intercâmbios entre comunidades para partilha de conhecimentos, desafios e experiências, e com uma visita às instalações de processamento do café após a colheita, fomentando o conhecimento e a importância de cada etapa do ciclo de produção do café.
A Cooperativa de Exportação de Café Biológico (CECAFEB) é parte integrante na programação das sessões formativas, identificando as necessidades dos agricultores e das comunidades e participando ativamente nas formações em parceria com a equipa de técnicos do PAFAE.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.