O projeto People and Planet dinamizou, no dia 4 de junho, um evento sustentável com um grupo de 15 jovens, tendo este marcado o início de uma parceria com o Teatro dos Aloés da Amadora, sendo este município membro da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), parceira do projeto.
A ação decorreu no âmbito da fase de pesquisa do projeto “Palavras Escondidas»” pelo Teatro dos Aloés, sessões que procuram encorajar os jovens a escrever livremente sobre ideias e emoções que lhes sejam urgentes e próximas. A ação liderada pelo projeto People and Planet seguiu uma sessão onde foram explorados exercícios de movimento através dos diferentes estados físicos da água.
Durante a ação, os jovens foram desafiados a refletir sobre questões relacionadas com a sustentabilidade hídrica, de uma forma pedagógica e lúdica, através de jogos que permitiram fortalecer o espírito de equipa e favorecer a reflexão sobre a importância da água no seu dia-a-dia.
Desta forma, foi possível apresentar a temática ao grupo de jovens de uma forma dinâmica, em que cada um participou ativamente na discussão e na procura de boas práticas, comportamentos e atitudes de prevenção para a problemática da escassez de água.
Numa próxima fase, o projeto People and Planet estará associado à peça “O Meu pé de Laranja Lima”, promovida pelo Teatro dos Aloés, com o apoio da Associação Lugar Comum, entre 22 de junho e 3 de julho, e que exemplifica o quão ligadas as Pessoas e Planeta podem estar, e que incluirá uma conversa com o público.
O projeto People & Planet é financiado pela União Europeia e implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.