Em junho, o projeto People and Planet juntou-se à iniciativa “Loures Sustentável”, organizada por aquele município, tendo promovido o evento sustentável “O Fluviário vai ao Parque”, o maior aquário móvel da Europa, entre 1 a 5 de junho, cujo intuito foi trilhar a construção de um futuro sustentável e resiliente do território de Loures.
O evento decorreu por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, no Parque Adão Barata, em Loures, tendo contado com várias iniciativas ligadas à sustentabilidade. O objetivo foi promover junto da população jovem e escolar, bem como dos munícipes em geral, a literacia ambiental com particular enfoque na água, incluindo a importância de transmitir práticas de cidadania ambiental que permitam a eficiente gestão dos recursos hídricos.
A atividade “O Fluviário vai ao Parque” contou com diversas sessões diárias, cada uma com a presença de 150 jovens. Quando destinado aos jovens do ensino secundário, o Fluviário procura também consolidar conhecimento técnico e científico relacionado com temáticas da biologia e geologia, nomeadamente marinha.
Paralelamente às sessões do Fluviário, a Câmara Municipal de Loures também promoveu a entrega de prémios referentes aos concursos de Sustentabilidade Ambiental do Município, cerimónia que contou com a presença do administrador executivo do IMVF, Jorge Morais.
Este evento sustentável foi uma forma de trazer a temática da sustentabilidade para sessões públicas, ao ar livre, de forma a mostrar a importância de promover práticas ambientais sustentáveis relacionadas com a água de forma concreta no dia a dia, em parceria com as entidades locais ligadas à preservação do território.
O projeto People & Planet é financiado pela União Europeia e implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.