O Dia Mundial do Dador de Sangue, que teve como lema “Doar Sangue é um ato de Solidariedade. Junte-se ao esforço e salve vidas”, foi assinalado no dia 14 de junho, com uma campanha de recolha de sangue, no Centro Cultural Português, em Bissau.
A sessão de abertura das comemorações contou com a presença do Embaixador de Portugal em Bissau, Embaixador José Rui Velez Caroço, do Secretário-Geral do Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau (MINSAP), Dr. Quiletche Na Isna, em representação do Ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau, da Dra. Mie Okamura, Assessora de Planeamento de Saúde da Organização Mundial da Saúde na Guiné-Bissau, em representação do Representante Residente da Organização Mundial da Saúde e do Presidente da Associação Guineense de Doadores Voluntários de Sangue (AGUIDAVS), Dr. Gentil da Silva.
A iniciativa, apadrinhada pela cantora guineense Eneida Marta, foi promovida pelo Centro Nacional de Sangue, em parceria com o Hospital Nacional Simão Mendes, a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial, o IMVF, a ONG Aida, entre outros parceiros e contou, igualmente, com o apoio do Orabank.
O Centro Nacional de Sangue da Guiné-Bissau iniciou em abril deste ano esta campanha de recolha de sangue, que irá decorrer até ao final do ano no terceiro sábado de cada mês e que pretende sensibilizar os guineenses para a importância da doação de sangue, que pode salvar vidas.
Fotos de: Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.