Qual a ligação entre a água, o plástico e um camelo?
Foi esta a questão lançada aos jovens do IPTrans em Loures pelo projeto People & Planet numa ação de artivismo. Esta ação serviu para assinalar o Dia Mundial do Camelo, dia 22 de junho, e foi organizada em parceria com o Coletivo El Warcha. O resultado foi a criação de uma instalação artística para a escola feita com lixo reaproveitado com o objetivo de chamar a atenção para a proteção ambiental e da água do planeta.
Esta ação de artivismo começou com uma rápida sessão informativa acerca dos desafios que enfrentamos, nomeadamente a escassez de recursos hídricos do planeta. Depois, os jovens trocaram entre si algumas ideias de soluções que podem implementar para inverter esta tendência.
A arte não se cria sozinha
A partir de uma estrutura de camelo feita de madeira montada pelo El Warcha, os jovens foram criando a escultura ao seu estilo com diversos objetos de lixo recolhido na escola e na comunidade, como garrafas, plásticos, lixo eletrónico, madeira e cortiça. No final, o Camelo foi marcado com a palavra Cooperação, a ideia que surgiu da troca de ideias como solução para os problemas apresentados.
A instalação vai ficar exposta no átrio de entrada do IPTrans como forma de sensibilizar a comunidade escolar para a promoção de hábitos de consumo sustentável e de proteção dos recursos hídricos.
Ver esta publicação no Instagram
O projeto People & Planet é financiado pela União Europeia e implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado em Portugal pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, a RICD e a FUEL.