De 29 de julho a 2 de julho, jovens, membros de associações comunitárias e técnicos do município do Maio, participaram em ações de formação sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, na Ilha do Maio, em Cabo Verde.

O projeto People & Planet tem como um dos seus objetivos, o reforço das competências dos decisores políticos locais para a promoção de políticas de desenvolvimento mais sustentáveis, em Portugal e em Cabo Verde. Foi neste contexto que uniu esforços com o projeto Maio 2025, por um desenvolvimento territorial sustentável e coeso na ilha do Maio – para ministrar 3 ações de formação:

“Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e formas de Ação”

Dirigida aos 19 jovens participantes e integrantes dos Grupos Consultivos de Jovens do projeto People & Planet, em Cabo Verde. Teve lugar no Centro de Interpretação Salinas do Porto Inglês, de 29 a 30 de junho.

Os Grupos Consultivos de Jovens são uma iniciativa do projeto que pretende criar um espaço de reflexão contínua sobre os atuais desafios globais (as alterações climáticas e particularmente a escassez de água). O projeto quer amplificar as dar vozes dos jovens e dar-lhes ferramentas que lhes permitam elaborar propostas concretas para solucionar os problemas que os preocupam, que serão partilhadas com decisores políticos locais, nacionais e europeus.

 

“Envolve-te! Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

Promovida pelo projeto Maio 2025 e dirigida aos membros das Associações de Base Comunitária do Maio. Teve lugar na Assembleia Municipal, Porto Inglês, 29 e 30 de junho. A formação teve como objetivo dar a conhecer a Agenda 2030, como alavanca para criação de planos de ação e sua implementação. Segui-se o lançamento do Concurso Envolve-te – um concurso para implementação de atividades relacionadas com os ODS, destinado às associações participantes na formação.

 

Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Localização dos ODS

Formação promovida por ambos os projetos, dirigida a 22 técnicos do município do Maio. Teve lugar na Assembleia Municipal, Porto Inglês no dia 1 de julho. A formação teve como objetivo dar a conhecer a Agenda 2030, no sentido de garantir uma base comum de trabalho; apresentar o processo de localização e as sua etapas: Sensibilização, Adaptação, Implementação e Monitorização; e identificar a importância da localização no plano territorial, recorrendo à experiência do Município do Maio.

 

Estas formações são o ponto de partida para a reativação da Plataforma dos ODS/Rede Municipal de Desenvolvimento, permitindo uma participação ativa de todos no processo de desenvolvimento sustentável da Ilha do Maio.

 

Reportagem da RTC – Radiotelevisão Caboverdiana sobre as ações de formação

Spread the love