No âmbito do estudo do fenómeno da radicalização violenta promovida por investigadores guineenses, o IMVF e a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) estabeleceram uma parceria que resultou na criação do “Observatório da Paz – Nô Cudji Paz”.
A recém-criada iniciativa apoiada pela União Europeia visa contribuir para a consolidação da paz e coesão nacional na Guiné-Bissau, através do reforço da participação cívica, trabalho em rede e estabelecimento de parcerias estratégicas entre as organizações da sociedade civil e as instituições do Estado.
O projeto Observatório da Paz – Promoção da Paz e Prevenção da Radicalização na Guiné-Bissau vai ser apresentado no dia 20 de julho de 2022, pelas 9 horas, no Salão de Conferências Vítor Saúde Maria no Palácio do Governo em Bissau, numa cerimónia pública presidida pelo Vice-primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Eng.º Soares Sambu, que contará com intervenções da Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Dra. Sónia Neto, dos Administradores Executivos do IMVF, Dr. Ahmed Zaky e Dra. Carolina Quina, do Presidente da LGDH, Dr. Augusto Mário da Silva.
A cerimónia irá acolher um vasto auditório constituído por representantes das diferentes instituições públicas, corpo diplomático, forças de defesa e segurança, líderes religiosos, representantes das organizações da sociedade civil, incluindo jovens e mulheres. O evento contará com a participação especial de Binhan Quimor com duas apresentações culturais.
Consulte o Programa do evento.