O projeto People & Planet marcou presença nas Festas de Loures, que aconteceram entre os dias 15 e 26 de julho, um regresso das celebrações do município após dois anos de pausa.
Este evento contou com a criação de um Espaço Sustentável dedicado, passando assim uma forte mensagem pela preservação do meio ambiente, dos recursos hídricos e da biodiversidade, para além de ter incorporado e partilhado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas suas atividades e comunicação.
O People & Planet esteve presente através da exposição interativa See H2O. Esta exposição apresenta diferentes secções que explicam como podemos já hoje adaptar as nossas práticas para uma realidade futura de escassez de água. Por um lado, estão os comportamentos individuais: a exposição desafia as pessoas a analisarem o impacto da sua pegada hídrica, promove a importância do modelo da economia circular, e mostra como podemos facilmente adaptar o nosso dia a dia para termos hábitos mais sustentáveis.
No entanto, apenas a ação individual não é suficiente, são necessárias estratégias coletivas para fazer a diferença. É por isso que a exposição mostra também os aspetos mais técnicos da gestão responsável dos recursos hídricos, como o ciclo urbano e a matriz da água – de onde vem a água potável que consumimos, como tratamos os resíduos, e como a devolvemos à natureza.
Para complementar a exposição, o projeto partilhou também o vídeo da campanha Water of the Future em diversos espaços das festas para alertar à escassez da água.
No Espaço Sustentável, o Município de Loures apresentou também duas experiências de realidade virtual que inovam a forma como exploramos os diversos tópicos da sustentabilidade. Uma delas convida a uma viagem aérea acompanhando um Guarda-Rios pelos cursos de água do concelho para conhecer a riqueza da sua biodiversidade, enquanto o outro leva-nos a conhecer a viagem de um pacotinho de queijo fresco, desde a sua produção ao momento de reciclagem.
Ver esta publicação no Instagram
Todos estes momentos contaram com bastante adesão das pessoas visitantes, que assim ficaram a conhecer um pouco melhor a realidade ambiental da região onde habitam, bem como práticas que podem facilmente adotar para contribuir para a sua preservação.
O projeto People & Planet é financiado pela União Europeia e implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.