No âmbito do projeto “Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe”, realizou-se no dia 28 de julho, pelas 10h30, a entrega de equipamentos e reagentes para os laboratórios de análises clínicas, tanto ao nível central, no Hospital Dr. Ayres de Menezes, como ao nível distrital. O ato de entrega decorreu na sede do projeto Saúde para Todos, em São Tomé, e contou com a presença da Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dra. Filomena Monteiro; do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo; da Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dra. Paula Pereira; e do Representante do IMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima.
A aquisição destes equipamentos surge na sequência da intervenção ao nível das estruturas laboratoriais e é fundamental para assegurar o aprovisionamento das mesmas com materiais de laboratório e meios complementares de diagnóstico, de acordo com as necessidades identificadas.
Hoje, São Tomé e Príncipe tem dos melhores indicadores de saúde da África Subsaariana, o que certamente se deve ao impacto desta parceria sólida e do trabalho conjunto da Cooperação Portuguesa, da Associação Marquês de Valle Flôr e do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe – Dr. Rui Carmo, Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe
Esta intervenção, financiada pela Cooperação Portuguesa, tem como objetivo contribuir para o acesso universal da população são-tomense a cuidados de saúde de qualidade, através da promoção do acesso a meios complementares de diagnóstico laboratoriais nos níveis central e distrital de prestação de cuidados.
O projeto “Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe” decorre desde dezembro de 2021 e é executado pela AMVF/IMVF, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiamento do Camões, I.P. Faz igualmente parte desta intervenção a realização de obras e melhorias de infraestruturas nas 8 unidades laboratoriais do país (Hospital Central Dr. Ayres de Menezes e laboratórios a nível distrital), e o fornecimento de mobiliário, equipamentos, materiais, reagentes e consumíveis laboratoriais, além de assegurar assistência técnica e formação para a prestação de cuidados eficazes ao nível dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais.