No dia 8 de setembro, decorreu, no Centro Cultural Português, em São Tomé, o encerramento das Jornadas Científico-Pedagógicas “Educação e Formação de Professores em STP: analisar o presente para projetar o futuro”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).
O fecho das jornadas ficou a cargo do coordenador local do Programa, Dr. José Carlos Aragão, que proferiu uma conferência de balanço desta iniciativa, recordando as principais temáticas e problemáticas que foram abordadas ao longo dos 6 meses de duração das Jornadas (recordar programa aqui), e que agradeceu a todos quantos contribuíram para que as jornadas tenham sido momentos construtivos de reflexão, útil e bastante participada, sobre a educação em São Tomé e Príncipe. Neste contexto, destacou o papel dos especialistas das Universidades de Aveiro e de Évora (Portugal), parceiras técnicas do PAISE-STP, que prontamente responderam ao apelo de ajudar a fundamentar cientificamente e a trazer uma perspetiva internacional às diversas temáticas.
Na medida em que os temas de cada Ação das Jornadas se relacionaram com diferentes áreas de intervenção do PAISE-STP, e que o final dos 3 anos de duração do Programa se aproximava, este evento serviu também para se fazer um breve balanço de atividades e produtos já concluídos (ou em fase de conclusão), dos quais se destacam publicações, apoio à construção de um sistema informático de gestão académica para a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), apoio à construção de um repositório digital de documentos para o Ministério da Educação e entrega simbólica de certificados das ações de formação contínua desenvolvidas em 2021/22 para professores do ensino secundário de Português, Matemática, Inglês e Ciências Naturais/Biologia. Estas apresentações ficaram a cargo de diferentes colaboradores e entidades envolvidos no PAISE-STP.
A sessão contou com a presença de representantes do IMVF/AMVF, do Camões, I.P., da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, da senhora Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e, ainda, dos pontos focais das Universidades de Aveiro e de Évora. Na mesa de fecho discursaram Dra. Carolina Quina, Administradora Executiva do IMVF, Dra. Cristina Moniz, Vice-Presidente do Camões, I.P. e Dra. Julieta Rodrigues, Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe. Foi destacado o trabalho desenvolvido pelo Programa ao longo dos 3 anos (apesar dos constrangimentos causados pela pandemia da COVID-19), a natureza colaborativa deste trabalho, que foi permanentemente desenvolvido em parceria entre todos os intervenientes/entidades, e a importância da continuidade e sustentabilidade das ações.
A propósito de continuidade, foi anunciada a extensão do Programa por 12 meses (até 30 de setembro de 2023) e foi manifestada, tanto por São Tomé e Príncipe quanto por Portugal, a vontade de continuar a colaborar na área da educação com novos projetos e/ou o desenvolvimento dos que já existem.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da USTP e do MEES de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.