Os cursos de água são as artérias que conectam todos os habitats do nosso planeta – aquilo que fazemos em terra tem uma ligação constante ao mar. Foi neste contexto que o projeto People & Planet assinalou o Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia da Memória, na Perafita, Matosinhos. Nos dias 16 e 17 de setembro, em parceria com o Município de Matosinhos, o projeto esteve junto às dunas deste espaço natural para alertar a necessidade de preservação destes espaços naturais.
Os dias começaram com voluntários da comunidade local a fazerem uma caminhada ao longo do areal da Praia da Memória e a recolherem o lixo que tinha sido trazido pela maré baixa. Garrafas de plástico, paus de cotonete, beatas de cigarro, entre muitos outros artigos, são arrastados para a praia durante a noite e ficam presos nas algas como testemunho da poluição causada pelo ser humano. Esta é uma lembrança inquietante de que os pequenos gestos inconscientes têm um impacto brutal e contínuo no ambiente – uma cotonete usada mandada pela sanita abaixo ou um iogurte esquecido do piquenique no parque podem ficar centenas de anos a poluir e a afetar negativamente a fauna e flora dos nossos habitats naturais.
O lixo recolhido na praia teve um segundo propósito: a criação de um mural, coordenado pelo atelier El Warcha, para alertar à necessidade da preservação das zonas costeiras. Este mural começou a ser concretizado através de uma escultura composta pelo lixo recolhido, para lembrar que os resíduos não tratados correm sempre o risco de irem parar ao mar e às zonas costeiras.
Ver esta publicação no Instagram
As pessoas foram então motivadas a fazer uma reflexão sobre a realidade da água na sua comunidade – quais as atividades humanas da região que consomem mais água? Quais são as nossas práticas que têm um impacto maior em termos de resíduos e poluição? Com esta análise como ponto de partida, o grupo foi então desafiado a completar o mural com palavras de motivação e mudança positiva para incentivar à proteção climática. Com a tela (e também os dedos) pintada, a ideia que ficou mais presente foi a necessidade de união e de ação de todas as pessoas ao redor das alterações climáticas.
Por fim, os dias terminaram com a limpeza das dunas e o arranque de espécies de plantas invasoras para restabelecer o equilíbrio da vegetação destes habitats tão importantes para as zonas costeiras.
O projeto People & Planet é financiado pela União Europeia e implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.