O site da Rede Diáspora (diaspora.org/apoiar) apresenta uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo). A rede, enquadrada na Ação Ianda Guiné! Djuntu, pretende facilitar e estimular a comunicação entre organizações da sociedade civil e coletivos de cidadãos organizados na diáspora guineense, potenciando as oportunidades que estes têm de contribuir para o desenvolvimento económico-social da Guiné-Bissau.

Todos os projetos apoiados por via desta campanha serão acompanhados técnica e financeiramente pela Ação Ianda Guiné! Djuntu através da respetiva equipa técnica.

No lançamento desta campanha destacam-se três projetos sociais nos domínios da educação e da saúde. Entre eles, duas escolas comunitárias, uma em Bissau, no bairro Antula Takir e outra em Fulacunda, região de Quinara, concretamente na tabanca de Gandjatara, e mais um projeto de saúde nos Bijagós, na ilha de Canogo.

O que é o crowdfunding?

É o financiamento de uma iniciativa a partir da colaboração de um grupo (pode ser pequeno ou muito grande) de pessoas que investem recursos financeiros nela.

O termo crowdfunding foi criado recentemente, em 2006, e, apesar de poder representar esse conceito mais amplo, é muito mais utilizado quando falamos sobre projetos financiados de forma coletiva (várias pessoas a contribuir) por meio de uma plataforma online.

Conheça os projetos acompanhados pela Ação Ianda Guiné! Djuntu acedendo ao website e faça a sua doação. Qualquer quantia é bem-vinda!

CONHEÇA OS PROJETOS, DIVULGUE, APOIE E PARTILHE! 

  1. Ampliação da escola comunitária de Antula Takir

A Associação Agrujuata, um Coletivo de Cidadãos Organizados que desenvolve as suas atividades cívicas no Bairro Antula Takir, em Bissau, por iniciativa própria, mobilizou recursos financeiros para construir um pavilhão que amplia as salas de aula na escola da comunidade. Atualmente, a escola comunitária de Antula Takir tem dois pavilhões com duas salas de aula que se destinam a 144 alunos, divididos em quatro turmas. A Associação deseja executar um projeto de construção de mais um pavilhão para aumentar as salas de aula e, consequentemente, elevar o número de alunos para 360.

O projeto que se pretende materializar está orçado em nove milhões e quinhentos mil (9 500 000) CFA, sendo que já foram mobilizados oito milhões (8 000 000). Falta um milhão e quinhentos mil (1 500 000) CFA para atingir o valor orçamentado.

2. Reabilitação da escola comunitária de Gandjatra

A Associação Comunitária AMIZADE é a gestora de uma escola frequentada pelas crianças, adolescentes e jovens. A escola dispõe de três pavilhões e nove salas de aulas para 400 alunos de vários níveis, do jardim infantil até à 7.ª classe. Com a falta de salas de aula, um grande número de crianças da comunidade é obrigado a percorrer quilómetros para frequentar aulas em tabancas vizinhas, uma situação que compromete o ensino e a aprendizagem.

Com o apoio da Ação Ianda Guiné! Djuntu, a associação recebeu a subvenção de três milhões (3 000 000) CFA, para reparar dois pavilhões de salas de aula na tabanca de Gandjatra, localizada em Fulacunda, na região de Quínara.

Ainda restam duas salas que requerem reabilitação, pois estão num avançado estado de degradação.

Na tentativa de solucionar o problema, a Ação Ianda Guiné! Djuntu apresenta a campanha de mobilização de um fundo coletivo, para ajudar na reparação das salas de aula, com um orçamento de dois milhões (2 000 000) CFA.

3. Aquisição de móveis para o alojamento dos técnicos de saúde da Ilha de Canogo

A Associação dos Filhos e Amigos da ilha de Canogo, em sinergia com a comunidade local, beneficiou do apoio financeiro da Ação Ianda Guiné! Djuntu, orçado em três milhões (3 000 000) CFA, em 2021. Com este recurso construíram um pavilhão com três moradias, para alojar os profissionais de saúde que prestam serviços sanitários à comunidade.

Com a construção da casa de passagem para os profissionais de saúde, agora é preciso mobilizar recursos para a aquisição de mobiliário e equipar o alojamento com 3 camas, colchões, travesseiros e lençóis; 3 mesas com cadeiras, 3 depósitos de 150 litros para água, kits de pratos, copos, talheres, etc.

Para aquisição destes materiais é necessária uma verba de um milhão e quinhentos mil (1 500 000) CFA.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu, implementada pelo IMVF,  é uma das 8 Ações do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.

Spread the love